MENU

BUSCA

Físicos encontram uma nova fórmula de descrever o Pi

A nova fórmula foi encontrada acidentalmente pelos físicos. Se comprovada, poderá ajudar a solucionar problemas complexos da Matemática e da Física

O Liberal

Todo mundo ao menos uma vez na vida ouviu falar do número Pi, principalmente na época de escola. Essa representação é uma das mais complexas da Matemática e Física, pois ela engloba uma série infinita de números. Um grupo de pesquisadores conduzido por Arnab Saha e Aninda Sinha, do Instituto Indiano de Ciência (IISc), teriam descoberto acidentalmente uma nova representação para o número Pi (π). O estudo foi publicado dia 28 de maio na revista Physical Review Letters.

O que diz a pesquisa?

Segundo os autores da pesquisa, o objetivo inicial do trabalho era estudar interações quânticas na área de Física de altas energias. Durante a análise, eles encontraram uma série matemática que descrevia o número pi com precisão. 

VEJA MAIS:

Veja como inscrever as crianças para minicurso e oficinas de férias no Planetário do Pará
As atividades, que serão realizadas de 1 a 5 de julho, envolvem as áreas de Astronomia, Química, Física, Biologia e Matemática

Quer estudar matemática de uma maneira mais fácil? Confira as dicas!
Romis de Souza Moraes foi reconhecido entre os 10 melhores professores de Matemática do país e dá dicas para estudar a disciplina

Professor do Pará é reconhecido entre os dez melhores do Brasil em Olimpíada de Matemática
Romis de Souza integra o grupo de 10 docentes que receberam ouro entre 600 professores de todas as regiões do País

Esse formato inédito fornece uma maneira mais fácil de extrair o número irracional a partir de cálculos envolvidos na decifração de processos complexos, como no espalhamento quântico de partículas de alta energia.

Os pesquisadores decidiram juntar duas ferramentas matemáticas: a Função Euler-Beta e o Diagrama de Feynman. A primeira é utilizada para resolver problemas de aprendizado de máquina, o segundo busca explicar a troca de energia que ocorre quando duas partículas interagem e se dispersam.

O que os autores da nova pesquisa não esperavam era que essa união os indicasse também um modelo de representação em série do número Pi.

Número Pi 

O Pi é obtido pela divisão da circunferência de um círculo por seu diâmetro. O resultado é sempre a dízima 3,1415927… Atualmente, esse número soma um recorde de 105 trilhões de dígitos conhecidos, e pode ser obtido utilizando o algoritmo de Chudnovsky.

Conforme definição inicial, o Pi é constante matemática fundamental, ou seja, não possui unidades de medida e sempre possui o mesmo valor independente de como é calculado. 

Com essa nova descoberta, se comprovada, poderá ajudar a solucionar problemas complexos da matemática e da física.

 

Mundo