Facebook passa a ocultar número de likes em posts a partir desta sexta
Assim como ocorreu com o Instagram, o teste na plataforma começará pelo exterior e só depois chegará no Brasil
A mesma medida adotada pelos administradores do Instagram após a última atualização da rede social começará a ser adotada também pelo Facebook. A partir desta sexta-feira (27), os usuários da plataforma passarão a ter o número de reações as suas publicações ocultados. Segundo a empresa, a mudança funcionará como um teste para melhorar o bem-estar dos usuários.
No caso do Instagram, os canadenses foram os primeiros a experimentar a mudança, levada subsequentemente outros seis países, incluindo o Brasil. Já no caso do Facebook, os australianos serão os primeiros afetados por ela. Os autores das publicações ainda poderão visualizar o número de curtidas, mas a informação será ocultada para todo o resto.
O Facebook justifica a medida como um “teste limitado em que os contadores de curtidas, reações e visualizações de vídeos são tornados privados no Facebook”. Durante o experimento, o objetivo é “coletar feedback para entender se essa mudança melhorará as experiências das pessoas”.
Não é de hoje que a busca por curtidas nas redes sociais se tornou quase uma compulsão e comumente está associada a sensações negativas, como estresse, ansiedade e inveja. No Reino Unido, um órgão do governo recomendou que recursos "que roubam a atenção dos usuários para aumentar o engajamento" fossem desativados ou totalmente banidos em sites que podem ser acessados por menores de 18 anos.
Para as redes sociais, a mudança pode acabar gerando um impacto positivo na audiência. No Instagram, que vem sofrendo com engajamento baixo, usuários excluem as postagens que não recebem curtidas “suficientes” imediatamente, ou decidem publicar imagens “constrangedoras” em uma conta secundária. Se as pessoas não souberem quantas curtidas uma publicação recebe, elas tendem a se importar menos com o número e enviar mais conteúdos.
Por enquanto, o teste do Facebook está limitado à Austrália. A rede social não informou quando ou se ele será estendido a outros países. No Instagram, o experimento ocorreu por três meses no Canadá antes de ser levado a outros mercados.