MENU

BUSCA

Exército de Israel recupera corpos de cinco reféns em Gaza

Reféns eram mantidos em cativeiro na Faixa de Gaza desde que foram sequestrados pelo grupo terrorista Hamas no ataque de 7 de outubro

Agence France-Presse (AFP)

As tropas israelenses recuperaram os corpos de cinco reféns mantidos em cativeiro na Faixa de Gaza após o sequestro pelo Hamas durante o ataque de 7 de outubro, anunciou o Exército nesta quinta-feira (25.07). 

As forças armadas indicaram que os corpos recuperados correspondem a Maya Goren e aos soldados Ravid Aryeh Katz, Oren Goldin, Tomer Ahimas e Kiril Brodski. 

VEJA MAIS

Netanyahu é vago sobre Gaza no pós-guerra em discurso no Congresso dos EUA
Ele ainda insinuou uma possível aliança futura entre Israel e os aliados árabes dos EUA

Milhares de pessoas protestam perto do Capitólio dos EUA antes de discurso de Netanyahu
Netanyahu busca apoio americano à guerra em gaza

Ativistas judeus são presos durante protesto contra guerra em Gaza em prédio do Congresso dos EUA
Protesto aconteceu um dia antes de o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, fazer um discurso no Congresso

Seus restos mortais foram encontrados na quarta-feira durante uma operação em Khan Younis, a principal cidade do sul da Faixa de Gaza, disseram os militares. Os quatro soldados foram mortos durante o ataque lançado pelo Hamas contra o sul de Israel em outubro, acrescentou. 

A morte de Maya Goren, sequestrada na ofensiva, foi anunciada pelo Exército em dezembro. Seu marido, Avner Goren, foi morto durante o ataque do Hamas. 

Duas cidades israelenses já haviam anunciado, em declarações separadas, a recuperação dos corpos de Goren e Goldin. "Fomos informados esta noite que o corpo de Maya Goren foi encontrado durante uma operação de resgate do Exército", disse o kibutz Nir Oz, onde 72 pessoas foram sequestradas em 7 de outubro. "Depois de mais de nove meses, retornará para casa para ser enterrada", disse o comunicado.

Mais tarde, o kibutz Nir Yitzhak anunciou que havia "sido informado da operação de resgate do corpo de Oren Goldin, membro da equipe de emergência do kibutz, morto em 7 de outubro", e que foi levado para Israel.

No ataque do Hamas no sul de Israel, morreram 1.197 pessoas, a maioria civis, segundo uma contagem da AFP com base em dados oficiais israelenses. Entre os mortos há mais de 300 militares.

Israel lançou como resposta uma ofensiva contra a Faixa de Gaza que deixou até o momento mais de 39 mil mortos, principalmente civis, segundo números do Ministério da Saúde do território, governado pelo Hamas.

Mundo