Europa pode ter mais 2 milhões de mortes por covid-19 até março, diz OMS
Para a organização, há três principais fatores que impulsionam a alta de transmissão na região
A situação da pandemia de covid-19 na Europa continua piorando e projeções da Organização Mundial de Saúde (OMS) preveem que o número de mortos pode chegar a 2 milhões até março de 2022. As informações são da Folha de São Paulo e Época Negócios.
A estimativa foi feita na terça-feira (23), pelo diretor regional da OMS na Europa, Hans Kluge. Segundo ele, o momento sombrio exige que uma atitude de "vacina mais" seja adotada. "Isso significa ser vacinado, tomar o reforço se oferecido e ao mesmo tempo usar máscaras, manter distância, ventilar espaços internos, lavar as mãos e espirrar no cotovelo", afirmou. Devido a quarta onda, a Letônia, Holanda, Áustria e outros países retomaram as medidas restritivas, o que gerou uma série de insatisfações e protestos da população.
VEJA MAIS
Desde o início da pandemia, 1,5 milhões de europeus morreram pela doença. A média de óbitos diária vem crescendo cada vez mais desde o final do último verão, registrando 4.200 casos, o dobro do computado em setembro. Para a organização, há três principais fatores que impulsionam a alta de transmissão na região: A variante delta, altamente transmissível; a falta de vacinação e a maneira que os governos sinalizam a população sobre a pandemia, enfraquecendo as restrições como se a covid não fosse mais uma ameaça.
Ainda conforme eles, se a porcentagem dos que usam máscaras subisse para 95%, mais de 160 mil mortes seriam evitadas. Devido a quarta onda, a Letônia, Holanda, Áustria e outros países retomaram as medidas restritivas, o que gerou uma série de insatisfações e protestos da população.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA