MENU

BUSCA

EUA lançam avião espacial militar ultrassecreto com ajuda da SpaceX

Pentágono divulgou poucos detalhes sobre a espaçonave

O Liberal

Após mais de duas semanas de atraso, foi lançado na noite desta quinta-feira (28), do topo de um foguete SpaceX Falcon Heavy, na Flórida, o avião espacial ultrassecreto dos Estados Unidos, X-37B, que faz parte de um programa especial de segurança nacional. Poucos detalhes sobre a espaçonave foram divulgados pelo Pentágono.

O Gabinete de Capacidades Rápidas da Força Aérea informou apenas que a nova missão envolve testes de “novos regimes orbitais, experimentando futuras tecnologias de reconhecimento do domínio espacial”. 

VEJA MAIS

Estudante paraense Thiago Guerreiro destaca-se na Olimpíada de Astronáutica e Jornada Espacial
Ele e o professor Robertão Nunes participaram desses dois eventos, representando a educação paraense

'Satanás II': conheça o míssil nuclear da Rússia que percorre 4 mil km em 9 minutos
O armamento é quase 40 vezes mais forte do que as bombas atômicas utilizadas pelos Estados Unidos para atingir Hiroshima e Nagasaki no fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945

Outras seis missões foram foram realizadas pela espaçonave, sendo a primeira delas em 2010. Desde então, foram mais de 3.700 dias no espaço. A expectativa é que a operação desta vez dure até 2026.

Nessa missão, a nave poderá orbitar em um ponto mais alto do que nas anteriores — a 35 mil km acima da Terra - mas o governo norte-americano não forneceu informações sobre a qual altitude o avião ficará.

Turistas da ‘Virgin Galactic’ chegam ao espaço em 2° missão
Vôo com aeronave VSS Unity ultrapassou o 'início do espaço' aos 88 quilômetros de altitude

1º cientista brasileiro será enviado ao espaço em 2024; conheça Alysson Muotri
O cientista Alysson Muotri revelou que abrirá seleção para levar outras pesquisas nacionais para a Estação Espacial Internacional (ISS)

Para alguns analistas, a espaçonave poderá explorar regiões do espaço na vizinhança da Lua. Porém, segundo eles, quanto mais perto o X-37B se aproximar da Lua, mais difícil será o retorno em segurança para a Terra.

O avião também estaria realizando um experimento da Nasa para estudar como as sementes das plantas são afetadas pela exposição prolongada ao ambiente hostil da radiação no espaço. O estudo pode trazer implicações importantes para manter os astronautas nutridos durante futuras missões de longo prazo, como para a Lua ou Marte.

Live em Marte: Agência Espacial Europeia faz transmissão inédita do planeta vermelho; vídeo
Os cientistas da ESA comemoraram o sucesso da live, que foi considerada uma empreitada especial

Nasa define data para chegada da humanidade ao planeta Marte; veja
A informação foi divulgada pela própria Agência Espacial nesta sexta-feira (2), mas, com a ressalva de que ainda muitos desafios terão de ser superados até lá

Mundo