MENU

BUSCA

Erupção dos vulcões Etna e Stromboli deixa sul da Itália em alerta máximo

A Itália, que abriga os únicos vulcões ativos da Europa continental, vive momentos de tensão

Luciana Carvalho

A erupção simultânea dos vulcões Etna e Stromboli deixou o sul da Itália em alerta máximo, levando as autoridades a tomarem medidas de emergência para proteger a população.

A Itália, que abriga os únicos vulcões ativos da Europa continental, vive momentos de tensão. Dois dos seus dez vulcões em atividade entraram em erupção ao mesmo tempo, assustando os moradores da Sicília, no sul do país.

VEJA MAIS

Vulcão ativo faz 'chover' R$ 32 mil em ouro todos os dias; veja onde fica
O Monte Érebo libera cerca de 80 gramas de ouro cristalizado todos os dias

Turista morre ao cair dentro de vulcão depois de posar para foto
A mulher despencou de uma altura de 75 metros. Ela resolveu ir o mais perto da cratera possível, apesar das orientações e alertas

Vulcão expele mais de 30 mil reais em minérios, na Antártica; entenda
Monte Erebus é um dos 138 vulcões ativos da Antártica e entre os minerais, o ouro é o mais desejado

Pessoas que moram nas proximidades do Etna testemunharam as explosões que lançaram fragmentos incandescentes e fontes de lava, enquanto cinzas vulcânicas cobriam ruas e até as pistas do aeroporto de Catânia, interrompendo pousos e decolagens. O Etna, com seus 3.330 metros de altura, tem erupções documentadas desde 425 a.C.

Simultaneamente, o Stromboli criou uma nuvem de calor que atingiu até 2 km de altura. A Proteção Civil elevou o estado de alerta do nível laranja para o vermelho. As autoridades estão revisando os planos de evacuação para garantir a segurança dos habitantes.

Vídeos divulgados pelos bombeiros mostram matéria vulcânica descendo rapidamente em direção ao litoral e se estendendo por centenas de metros no mar.

Os cientistas afirmam que a atividade simultânea dos vulcões é uma coincidência. O magma do Stromboli está a 200 km de profundidade, enquanto o do Etna está a apenas 30 km.

Mundo