Empresa cria bebida que promete reduzir teor de álcool no corpo em 30 minutos
Fabricante garante que a Safety Shot é capaz de cortar o álcool pela metade em meia hora
Uma boa notícia para aqueles que gostam de beber, mas, costumam exagerar nas doses. Está chegando no mercado um novo aliado para enfrentar a temida ressaca. Nos Estados Unidos, uma bebida inédita deve ser lançada ainda este ano e promete reduzir pela metade o teor de álcool no sangue em apenas 30 minutos.
A Safety Shot, cuja fórmula patenteada não foi revelada por seus criadores, promete minimizar a sensação de embriaguez que leva à ressaca e proporcionar uma sensação de bem-estar. Os fabricantes mencionam que a composição inclui vitaminas, nootrópicos e enzimas, mas mantêm a receita em segredo.
VEJA MAIS
De acordo com a fabricante, as vendas iniciarão já em dezembro nos Estados Unidos, e a bebida estará disponível em farmácias de todo o país no primeiro semestre de 2024, conforme comunicado divulgado na segunda-feira, 30 de novembro.
O Safety Shot possui um sabor cítrico e tem a capacidade de restabelecer a sobriedade, reduzir a absorção do álcool remanescente no intestino, eliminar os efeitos do álcool já absorvido e hidratar o organismo, diminuindo, assim, a famigerada ressaca.
Uma pesquisa conduzida pela empresa envolveu um grupo de 40 pessoas que consumiram álcool durante uma hora e, após esse período, foram submetidas a um teste de bafômetro. Em seguida, foram divididas em dois grupos. Metade dos participantes ingeriu 180 ml do Safety Shot e aguardou mais meia hora antes de fazer o teste novamente.
Comparando os resultados, observou-se que a bebida acelerou a redução dos níveis de álcool em média seis vezes mais rápido. Aqueles que consumiram o líquido apresentaram apenas metade da quantidade de álcool registrada no primeiro teste de bafômetro.
No entanto, os pesquisadores salientam que o estudo foi de pequena escala e que um ensaio maior é necessário para confirmar os resultados. O início das vendas está previsto para ocorrer antes da divulgação desses resultados.
A marca enfatiza que a bebida não deve ser utilizada para burlar testes de alcoolemia e não endossa de forma alguma a combinação de consumo de álcool e direção. "Não apoiamos o consumo de álcool e direção em nenhuma circunstância. O Safety Shot jamais deve ser utilizado com essa finalidade", alerta a empresa.
Vale ressaltar que, como o produto não contém substâncias medicamentosas, ele não necessitou de aprovação prévia por parte das autoridades sanitárias. Entretanto, por não se qualificar como um medicamento, a bebida não passou por testes para comprovar a eficácia de seus supostos benefícios contra a ressaca.