MENU

BUSCA

Embraer oficializa pedido de certificação para carro voador à Anac

O eVTOL da Eve é uma aeronave de pouso e decolagem vertical totalmente elétrica

Luciana Carvalho

A Eve, empresa da Embraer, formalizou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o processo para obtenção de um certificado de Tipo para o projeto do eVTOL (modelo de carro voador). As informações são da CNN Brasil.

Isso permitirá que a Eve oficialize o compromisso de demonstrar cumprimento com os padrões técnicos internacionais e requisitos de aeronavegabilidade obrigatórios para a certificação.

“Do ponto de vista da regulação, há muito trabalho a ser feito, não somente em relação à tecnologia da aeronave, mas na definição de todo ecossistema”, disse Roberto Honorato, superintendente de aeronavegabilidade da Anac.

VEJA MAIS

Número de passageiros voando pelo país cresce 20% em 2021
Os dados foram divulgados na última sexta-feira (28) pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC)

Anac autoriza Azul e Gol a voar com número menor de comissários após avanço da ômicron
O mesmo pedido foi feito pela Latam, que ainda aguarda a manifestação da agência

Anac publica nova regra de uso de slots para voos domésticos e internacionais
Decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (13)

O eVTOL da Eve é uma aeronave de pouso e decolagem vertical totalmente elétrica. De acordo com a Embraer, a aeronave, projetada com foco nos usuários, oferecerá um transporte confortável, com baixo ruído e zero emissões de carbono.

“A formalização do processo de certificação do eVTOL é um passo importante para a continuidade das discussões que vêm sendo realizadas entre Eve e ANAC em direção à certificação do veículo para mobilidade urbana”, aponta Luiz Felipe Valentini, diretor de tecnologia da Eve.

A Eve e a Sydney Seaplanes, empresas da Austrália, anunciaram em dezembro de 2021, uma parceria para iniciar a implantação de operações de táxi aéreo elétrico na cidade de Sydney, com uma encomenda inicial de 50 aeronaves que serão entregues a partir de 2026.

(Luciana Carvalho, estagiária, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com).

Mundo