MENU

BUSCA

Em forte tensão com Ocidente, Rússia e China iniciam novos exercícios militares no mar do Japão

Para fortalecer sua coordenação, os dois países organizaram vários exercícios entre seus exércitos nos últimos meses

O Liberal

Em um contexto de fortes tensões com os países ocidentais, a Rússia e a China iniciaram, nesta quinta-feira (20), exercícios militares conjuntos no mar do Japão, segundo anúncio do ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu. Para fortalecer sua coordenação, os dois países organizaram vários exercícios entre seus exércitos nos últimos meses.


VEJA MAIS:

Regiões portuárias da Ucrânia são atacadas pela terceira noite seguida
Bombardeios em Odessa e Mykolaiv ocorrem após a recente disputa envolvendo um acordo de exportação de grãos pelo Mar Negro, que acabou sendo suspenso pela Rússia

China terá a 3ª menor taxa de crescimento desde a década de 1990
Agência de risco projeta alta de 5,2% no PIB chinês

Rússia ataca portos da Ucrânia após suspender acordo de exportação de grãos
Bombardeios ocorreram entre a noite de segunda-feira (17) e madrugada desta terça-feira (18)

A Rússia e a China, que compartilham o desejo comum de contrariar o que apresentam como a hegemonia dos Estados Unidos, se aproximaram na esfera militar desde a ofensiva militar russa na Ucrânia, que Pequim se recusa a condenar.

Durante uma visita do presidente chinês, Xi Jinping, ao Kremlin no mês de março, juntamente com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, os dois líderes afirmaram, em uma declaração assinada, vontade de realizar "patrulhas conjuntas regulares" para "aprofundar a confiança mútua".

"O principal objetivo é fortalecer a cooperação naval entre Rússia e China, manter a estabilidade e a paz na região da Ásia-Pacífico", disse o exército russo em comunicado nesta quinta-feira. Os exercícios, que se prolongam até domingo, envolvem, entre outros, navios antissubmarinos e corvetas russas, segundo o comunicado.

Mundo