MENU

BUSCA

Em declaração conjunta, Brasil e Colômbia afirmam esperar atas de eleição na Venezuela

Os dois países manifestaram 'total oposição' às sanções contra o país

Reuters

O Brasil e a Colômbia emitiram declaração conjunta na noite deste sábado em que novamente afirmam que continuam aguardando a divulgação de atas de votação da eleição presidencial na Venezuela e manifestaram "total oposição" às sanções contra o país.

"Brasil e Colômbia tomam nota da decisão do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela sobre o processo eleitoral. Reiteram que continuam a aguardar a divulgação, pelo CNE, das atas desagregadas por seção de votação", afirma a nota conjunta dos dois países à imprensa.

A declaração foi emitida após conversas por telefone na sexta-feira e neste sábado entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega colombiano Gustavo Petro.

"Manifestam também sua total oposição à continuada aplicação de sanções unilaterais como instrumento de pressão", afirmam os dois países, acrescentando que as sanções são contrárias ao direito internacional e prejudicam a população.

VEJA MAIS

EUA e União Europeia rejeitam decisão que valida reeleição de Maduro na Venezuela
Outros 10 países latino-americanos também rejeitaram a validação da reeleição de Maduro

Mais alta corte da Venezuela ratifica vitória eleitoral de Maduro enquanto governo reforça controle
Desde a votação e os protestos que se seguiram, o governo de Maduro conduziu o que a oposição considera como uma repressão à dissidência

"A normalização política da Venezuela requer o reconhecimento de que não existe uma alternativa duradoura ao diálogo pacífico e à convivência democrática na diversidade", afirmaram os países na declaração.

Mundo