MENU

BUSCA

Discord é bloqueado na Rússia após descumprir legislação

O aplicativo se junta a outras plataformas tecnológicas estrangeiras que enfrentam restrições no país, como Facebook, Instagram e TikTok

Pedro Garcia

Na última terça-feira (8), a Rússia anunciou a proibição da plataforma de comunicação Discord, alegando que a empresa não estava cumprindo a legislação local. O regulador de telecomunicações do país, Roskomnadzor, justificou a decisão afirmando que a medida é necessária para prevenir o uso do serviço em atividades terroristas e extremistas.

VEJA MAIS

Rede X voltou! Antigo Twitter já está funcionando no Brasil
Usuários estão conseguindo acessar a plataforma, nesta quarta-feira (09.10)

O Discord, é uma plataforma bastante popular entre os jovens russos e já havia enfrentado problemas legais anteriormente. Em julho de 2023, a plataforma foi multada em 6 milhões de rublos (aproximadamente R$ 344 mil) por não remover conteúdos considerados ilegais pelo governo. Apesar das penalidades, a empresa não atendeu à ordem do tribunal de Moscou e continuou a não eliminar quase 1.000 conteúdos proibidos, conforme informado pelo Roskomnadzor.

Desde o início da guerra na Ucrânia, o Kremlin intensificou o controle sobre a internet, bloqueando diversas plataformas ocidentais e impondo restrições rigorosas em um contexto de sanções internacionais. Embora o acesso a essas redes tenha sido dificultado, muitos usuários na Rússia ainda conseguem contornar as restrições utilizando VPNs. 

Fundado nos Estados Unidos em 2015, o Discord conta com cerca de 150 milhões de usuários ativos mensais e se junta a uma lista crescente de plataformas tecnológicas estrangeiras que enfrentam restrições no país, como Facebook, Instagram e TikTok. 

*(Pedro Garcia, estagiário de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com)

Mundo