CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cuba sofre novo apagão geral

Esse é o terceiro apagão geral no país em menos de dois meses

Agence France-Presse (AFP)
fonte

O sistema elétrico nacional de Cuba caiu na madrugada desta quarta-feira (4.12) devido a uma falha em sua principal usina termelétrica, o terceiro apagão geral no país em menos de dois meses, informou o Ministério de Minas e Energia.

"Às 2h08 desta manhã, houve uma desconexão do Sistema Elétrico, SEN, quando a usina termelétrica Antonio Guiteras saiu do ar devido a um disparo do sistema automático", afirmou o ministério no X, acrescentando que estava "trabalhando no processo de restauração" do serviço.

image Ao menos 6 pessoas morrem após passagem de furacão 'Oscar' em Cuba
A tempestade afetou ainda mais a infraestrutura elétrica do país, que entrou em colapso total na sexta-feira (18), e a maior parte da população continua sem energia

image Cuba sofre apagão total que paralisa economia e deixa 10 milhões no escuro
As atividades das estatais foram suspensas e 10 milhões de pessoas estão no escuro - quase a totalidade da população de 11 milhões de habitantes

A falha ocorre após outra interrupção generalizada em 6 de novembro, quando o furacão Rafael causou uma interrupção no sistema que durou vários dias. Poucas semanas antes, em 18 de outubro, outra falha na mesma usina termelétrica na província de Matanzas, vizinha de Havana, provocou um apagão de quatro dias em todo o país.

O país de 10 milhões de habitantes tem um sistema desgastado de oito usinas termoelétricas obsoletas que precisam de manutenção constante. O sistema também é composto por geradores e algumas usinas flutuantes alugadas por Cuba de empresas turcas, que requerem combustível importado que está em falta na ilha.

Desde os dois apagões anteriores, a população sofreu vários cortes de energia, em algumas províncias quase o dia todo, devido ao déficit crônico na geração de eletricidade.

Em setembro de 2022, a ilha já havia enfrentado um apagão generalizado devido à passagem do furacão Ian. Cuba enfrenta a pior crise econômica dos últimos 30 anos, em meio à escassez de alimentos, remédios, combustível e inflação galopante.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO