Criança de 2 anos morre após contrair 'ameba comedora de cérebro '
O menino Woodrow Bundy contraiu o parasita enquanto nadava em uma lagoa
Um menino de 2 anos morreu após contrair uma 'ameba comedora de cérebro'. O caso ocorreu em Nevada, nos Estados Unidos, e a morte da criança foi confirmada pelos familiares na terça-feira (18). Segundo a família, Woodrow Bundy contraiu a infecção enquanto nadava em uma lagoa na comunidade de Ash Springs.
Identificado como Naegleria fowleri, o protozoário penetra no sistema nervoso central pelo nariz. Quando chegam ao cérebro, elas causam inflamação e destruição do tecido, o que, em geral, leva rapidamente à morte. Nos EUA, 97% das pessoas que contrairam a meningoencefalite amebiana primária, como é chamada a doença provocada por esse tipo de microorganismo, não resisitram às complicações e morreram.
VEJA MAIS
Como é contraída a ameba?
A ameba Naegleria fowleri é contraída quando as pessoas nadam em água doce morna contaminada. Ela penetra pelas vias nasais, levando o indivíduo a uma meningoencefalite amebiana primária, que tem alta taxa de mortalidade.
Segundo o Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, os primeiros sintomas começam a surgir cerca de cinco dias após a infeccção pelo protozoário.
Os enfermos podem sentir:
- Dor de cabeça;
- Febre;
- Náusea;
- Vômito;
- Rigidez no pescoço;
- Confusão;
- Convulsões;
- Alucinações;
- Coma.
Por seu rápido progresso, o paciente pode vir a morrer em poucos dias. "A infecção destrói o tecido cerebral, causando inchaço e morte", informa o CDC.
(*Gabriel Bentes, estagiário sob supervisão da editora de Oliberal.com, Ádna Figueira)