Covid-19: Mutação 'alarmante' leva cientistas a aconselharem volta ao uso de máscara
Subvariante Eris ,da Omicron, reconhecida por sua rápida disseminação e alto grau de mutação, e uma nova cepa causam preocupação
Cientistas estão alertando sobre uma mutação "alarmante" da variante da covid-19, o que levou a uma recomendação para o retorno ao uso de máscaras. A subvariante Eris da Omicron, reconhecida por sua rápida disseminação e alto grau de mutação, está causando inquietação. Além disso, uma nova subcepa, informalmente chamada de 'BA.6' e identificada inicialmente na Dinamarca e em Israel, apresenta um nível notável de mutação, aumentando preocupações quanto ao possível desenvolvimento de um cenário mais complexo da pandemia nas próximas semanas.
VEJA MAIS
Cientistas têm observado a nova subcepa 'BA.6' com atenção, uma vez que seu nível de mutação é surpreendente. A professora Trisha Greenhalgh, especialista em saúde primária da Universidade de Oxford, compartilhou sua inquietação nas redes sociais, indicando que a situação está gerando discussões intensas entre grupos de cientistas.
Conclusões definitivas são prematuras, diz professora
Christina Pagel, professora de matemática da University College London e membro do grupo Independent SAGE, ressaltou que é prematuro tirar conclusões definitivas sobre essa variante, mas reconheceu que suas "muitas novas mutações a tornam diferente das cepas anteriores do Omicron". Pagel alertou para o potencial de a nova subcepa desencadear uma "grande onda" de contágio.