CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Coreia do Sul suspende três militares por participação na aplicação da lei marcial

Legisladores sul-coreanos também iniciaram os procedimentos de impeachment contra o presidente

Estadão Conteúdo
fonte

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul anunciou nesta sexta-feira (06.12), a suspensão de três oficiais de alto escalão do Exército por participação na aplicação da lei marcial decretada pelo presidente Yoon Suk Yeol. Os três militares punidos são o comandante militar de Seul, o comandante das forças especiais e o comandante de contraespionagem, informou o ministério em um comunicado.

Yoon impôs a lei marcial na noite de terça-feira (3.12) e enviou tropas e helicópteros ao Parlamento. A medida, inédita desde a democratização do país em 1987, desencadeou uma crise política na Coreia do Sul.

Os legisladores sul-coreanos iniciaram os procedimentos de impeachment contra o presidente poucas horas depois que o parlamento votou unanimemente para cancelar a lei marcial, forçando Yoon a suspender sua ordem cerca de seis horas após o início.

image Coreia do Sul: Ministro da Defesa e conselheiros do presidente renunciam após decreto de lei marcial
Kim Yong Hyun alegou ter recomendado a declaração de lei marcial para presidente Yoon Suk Yeol

image Entenda o que aconteceu na Coreia do Sul e quais os próximos passos
Presidente Yoon Suk Yeol impôs lei marcial e mergulhou o país no caos político

A oposição pressiona agora por uma votação no sábado, 7, sobre um pedido de impeachment, que precisa do apoio de dois terços da Assembleia Nacional para avançar para a Corte Constitucional, que decidiria se removeria Yoon do cargo.

Em uma reviravolta no caso, o chefe do partido governista de Yoon expressou apoio à suspensão dos poderes do presidente, tornando o impeachment de Yoon mais provável.

Durante uma reunião, o líder do Partido Poder Popular, Han Dong-hun, disse que recebeu informações de que Yoon deu ordens ao comandante da contrainteligência de defesa do país para prender e deter políticos-chave com base em acusações de "atividades antiestatais" durante a lei marcial. (Com agências internacionais)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO