MENU

BUSCA

Coreia do Norte faz ameaça nuclear à Coreia do Sul

Comentários recentes refletem ânimos exaltados após a divulgação da existência de uma instalação nuclear na Coreia do Norte

Estadão Conteúdo

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, ameaçou usar armas nucleares e destruir a Coreia do Sul em caso de provocação, informou a mídia estatal nesta sexta-feira (04.10). A declaração foi uma resposta ao presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, que disse na terça-feira, 1º, que a Coreia do Norte entraria em colapso caso tentasse usar armas nucleares.

Trocas de farpas entre as duas Coreias não são incomuns, mas os comentários recentes refletem ânimos exaltados após a divulgação da existência de uma instalação nuclear na Coreia do Norte, que tem feito seguidos testes de mísseis.

VEJA MAIS

Coreia do Norte mostra primeiras fotos de local proibido para enriquecimento de urânio
Programa nuclear da Coreia do Norte é proibido por várias resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas

Kim Jong Un, da Coreia do Norte, supervisiona testes de 'drones suicidas'
O líder norte-coreano também pediu o desenvolvimento de inteligência artificial para veículos não tripulados

Kim Jong-un prepara filha adolescente para sucedê-lo, afirma Inteligência sul-coreana
Líder norte-coreano tem feito aparições públicas com a herdeira desde 2022

Fontes informaram que o Parlamento da Coreia do Norte deverá declarar constitucionalmente, na semana que vem, um sistema hostil de "dois Estados" na Península Coreana para rejeitar formalmente a reconciliação com a Coreia do Sul.

Durante uma visita a uma unidade de forças de operação especial na quarta-feira, 2, Kim disse que seus militares "usariam sem hesitação todas as forças ofensivas que possuem, incluindo armas nucleares", se a Coreia do Sul tentasse violar a soberania da Coreia do Norte. "Se tal situação ocorrer, a existência permanente de Seul e da República da Coreia será impossível", disse Kim, usando o nome oficial da Coreia do Sul. Fonte: Associated Press.

Mundo