MENU

BUSCA

Coreia do Norte envia mais 600 balões cheios de lixo para a Coreia do Sul

Desde o início dessa 'campanha' norte-coreana, foram detectados cerca de 900 balões com lixo enviados ao território sul-coreano

Agence France-Presse (AFP)

A Coreia do Norte lançou outros 600 balões carregados de lixo, como pontas de cigarro e plástico, ao seu vizinho do sul, informou o exército sul-coreano neste domingo (02.06). "A Coreia do Norte retomou o lançamento de balões de lixo na Coreia do Sul", disse o Estado-Maior Conjunto em comunicado. 

Até a manhã de domingo, "foram identificados aproximadamente 600 balões, com cerca de 20 a 50 balões passando pelo ar a cada hora", acrescentou. 

Por que as Coreias do Sul e do Norte são inimigas? Entenda o motivo do conflito entre esses países
Coreia do Sul e Coreia do Norte continuam em guerra apesar de um cessar-fogo que já dura 70 anos

Coreia do Norte envia balões com sacos cheios de lixo e fezes para Coreia do Sul
A ação foi criticada pelo Exército de Seul, que a chamou de ato de "baixa categoria"

Os balões atingiram as províncias do norte da Coreia do Sul, incluindo a capital Seul e a área vizinha de Gyeonggie, que juntas abrigam cerca de metade da população total da Coreia do Sul, acrescentou o Estado-Maior Conjunto.

Dias atrás, a Coreia do Norte começou a enviar centenas de balões carregando sacos de lixo, o que levou Seul a alertar sobre retaliação. Desde o início da campanha, na última terça-feira, foram detectados cerca de 900 balões. 

Coreia do Norte confirma que balões com lixo e fezes são retaliação à Coreia do Sul; VÍDEO
Segundo a imprensa norte-coreana, Pyongyang enviará "dezenas de vezes mais" artefatos com o mesmo conteúdo à Coreia do Sul

O Estado-Maior indicou que foi detectado que continham "resíduos como pontas de cigarro, papel, pedaços de pano e plástico" e que não existiam substâncias perigosas. 

"Pedimos ao público que evite o contato com os balões descartados e denuncie-os à unidade militar ou delegacia de polícia mais próxima", acrescentou o comunicado.

Mundo