MENU

BUSCA

Coreia do Norte denuncia 'ato militar hostil' após visita de submarino dos EUA

O governo norte-coreano pediu aos Estados Unidos "parar com as provocações que levam à instabilidade" e acusou Washington de ignorar as preocupações em matéria de segurança

Agence France-Presse

A Coreia do Norte acusou os Estados Unidos, nesta terça-feira (11, noite de segunda no Brasil), de ter cometido um "ato militar hostil" após a chegada de um submarino da marinha americana à Coreia do Sul para reabastecimento.

"Estamos muito preocupados com o perigoso ato militar hostil dos Estados Unidos, que pode levar o confronto militar agudo na região da península coreana a um verdadeiro conflito armado", declarou um porta-voz do Ministério da Defesa, em um comunicado citado pela agência de notícias estatal KCNA.

VEJA MAIS

'Centenas' de soldados norte-coreanos foram mortos e feridos na Ucrânia, dizem EUA
Alto militar dos Estados Unidos disse, nesta terça-feira (16), que as tropas da Coreia do Norte não parecem ser experientes, o que contribui para o número alto de baixas

Coreia do Norte lança míssil balístico de longo alcance
Ministro da Defesa do Japão diz que que projétil lançado foi um "míssil balístico intercontinental" e que o voo foi mais longo do que outras armas lançadas anteriormente por Pyongyang

A Coreia do Norte pediu aos Estados Unidos "parar com as provocações que levam à instabilidade", acusando Washington de ignorar as preocupações da Coreia do Norte em matéria de segurança.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap informou que o USS Alexandria, submarino de propulsão nuclear, chegou à base naval de Busan na Coreia do Sul nesta segunda-feira. Uma visita similar ocorreu em novembro.

"Nossas forças armadas acompanham de perto o aparecimento frequente de meios estratégicos americanos na península coreana e estão prontas para utilizar todos os meios para defender a segurança e os interesses do Estado, bem como a paz regional", acrescentou o porta-voz do ministério da Defesa norte-coreano.

Mundo