‘Confuso e alarmante’: aeronave militar da era soviética cai na Croácia
Objeto passou despercebido pelos radares da OTAN. Suspeita-se de uma drone lançado por engano da Ucrânia
Autoridades croatas foram surpreendidos na madrugada desta sexta-feira (11) por um incidente inesperado e que fez aumentar as preocupações em meio à guerra entre Ucrânia e Rússia. Uma aeronave militar não tripulada caiu em Jarum, perto da capital da Croácia, Zagreb, causando uma explosão. Não houve vítimas, mas o ocorrido levou o País a reunir o Conselho de Segurança Nacional. As informações são da SIC Notícias.
VEJA MAIS
Ainda não há confirmação do tipo de aparelho que caiu, mas os veículos de comunicação locais falam na possibilidade de ser um drone ou uma pequena aeronave. A hipótese levantada é de que o objeto foi lançado do território ucraniano por engano. Segundo um tabloide local, a possibilidade é que ele teria uma rota pré-determinada, e foi lançado por engano para Jarum, na Croácia, em vez de Yarun, na Ucrânia.
Segundo um especialista ouvido pelo jornal croata Novi list, se trata de um Tu-141, um drone de reconhecimento da era soviética, que atualmente é operado apenas pela Ucrânia.
“No entanto, o facto de este drone ter voado tão longe do curso é confuso e alarmante”, diz Tyler Rogoway, uma das fontes ouvidas.
Especialistas também alertam para o facto da aeronave ter passado pelos radares e defesas aéreas da OTAN. No local da explosão, que passa por investigações das autoridades croatas, foi encontrada uma cratera e dois paraquedas.