MENU

BUSCA

Cobra venenosa com pênis bifurcado é descoberta em Mianmar

O réptil possui veneno hemotóxico que pode destruir glóbulos vermelhos e causar degeneração de órgãos

Luciana Carvalho

Uma cobra venenosa com um estranho pênis bifurcado foi encontrada em uma floresta de Mianmar, no sudoeste da Ásia. O réptil possui veneno hemotóxico que pode destruir glóbulos vermelhos e causar degeneração de órgãos, segundo os especialistas. 

“A espécie representa uma ameaça para os humanos, embora geralmente não deva ser fatal”, disse o herpetologista alemão Gernot Vogel ao  “Daily Star”.

O réptil foi identificado como uma nova espécie por conta da cor única dos olhos e do corpo, bem como aos órgãos genitais “muito mais curtos” e “profundamente bifurcados” do macho. Os primeiros detalhes sobre a cobra foram apresentados na edição de outubro da revista 'Zootaxa'.

VEJA MAIS

Cobra grande: animal gigante é filmado em aldeia indígena e viraliza nas redes
O tamanho do réptil surpreendeu os internautas, principalmente por ser muito maior em relação ao local onde estava amarrada

Cobra de duas cabeças volta a ser exibida em zoológico e intriga visitantes
Acidentes com o réptil são comuns, já que o animal possui dois cérebros que disparam comandos diferentes para o corpo

Cobra morre engasgada ao tentar cuspir porco-espinho
Réptil não conseguiu devorar o mamífero e ambos acabaram morrendo

Um estudo de 2021 sobre picadas confirmadas ou suspeitas da víbora de Uetz — a nova espécie de Trimeresurus — em Mianmar, descobriu que vários pacientes sofriam de inchaço e problemas de coagulação sanguínea. Dos 355 casos, 21 sofreram lesão renal aguda, sendo que um deles necessitou de diálise.

“Ele fica imóvel nos arbustos à espera de répteis, sapos, ratos ou pássaros”, explicou Vogel. “Essa nova espécie foi descrita recentemente, então é claro que não há dados disponíveis, mas esse é o comportamento típico das espécies verdes desse gênero”, completou o herpetologista.

Mundo