CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ciência descobre por que o coronavírus atinge mais homens que mulheres

Homens mais velhos têm mais chances de desenvolver formas graves que as mulheres

Redação Integrada com informações do New York Times
fonte

Apesar de o novo coronavírus infectar qualquer pessoa, seja criança, jovem ou idoso, os homens mais velhos têm duas vezes mais chances de desenvolver a forma grave e morrer de covid do que as mulheres da mesma idade. Estudo publicado nesta quarta-feira, 26, na revista Nature, mostra uma pista para desvendar o mistério: a resposta imunológica das mulheres é mais forte

A partir de estudo de casos, os pesquisadores concluíram que os homens produzem uma resposta imunológica mais fraca ao vírus do que as mulheres, o que os leva a mais complicações no desenvolvimento da doença.

As mulheres têm maior imunidade e resposta mais rápidas talvez por seus corpos terem evoluído para lutar contra os doenças que ameaçam os bebês em gestação ou recém-nascidos.

Essa mesma prontidão do organismo feminino, em constante estado de alerta, também pode significar desvantagens, pois a maioria das doenças autoimunes são mais frequentes em mulheres.

Vacina

As descobertas sugerem que os homens, particularmente os com mais de 60 anos, podem ser mais dependentes de imunização por vacinas que o restante da população.

“A infecção natural está claramente falhando” em estimular respostas imunológicas adequadas em homens, disse Akiko Iwasaki, imunologista da Universidade de Yale, que liderou o trabalho.

“Estamos olhando para os dois lados da mesma moeda”, disse o Dr. Marcus Altfeld, imunologista do Instituto Heinrich Pette e do University Medical Center Hamburg-Eppendorf, na Alemanha.

As descobertas ressaltam a necessidade de as empresas que buscam vacinas contra o coronavírus analisar seus dados por sexo e podem influenciar as decisões sobre a dosagem, disseram Altfeld e outros especialistas.

“Você pode imaginar cenários onde uma única injeção de uma vacina pode ser suficiente em indivíduos jovens ou talvez em mulheres jovens, enquanto os homens mais velhos podem precisar de três doses da vacina”, disse Altfeld.

Células T

As empresas que buscam vacinas contra o coronavírus ainda não divulgaram dados clínicos analisados ​​pelo sexo dos participantes, mas a Food and Drug Administration pediu que eles o fizessem, assim como pela origem racial e étnica, disse o Dr. William Gruber, vice-presidente da Pfizer.

A equipe do Dr. Iwasaki analisou as respostas imunológicas em 17 homens e 22 mulheres que foram internados no hospital logo após serem infectados com o coronavírus. Os pesquisadores coletaram sangue, amostras nasofaríngeos com cotonete, saliva, urina e fezes dos pacientes a cada três e sete dias.

A análise excluiu pacientes em ventiladores e aqueles que tomam medicamentos que afetam o sistema imunológico "para garantir que estamos medindo a resposta imunológica natural ao vírus", disse o Dr. Iwasaki.

Os pesquisadores também analisaram dados de 59 homens e mulheres adicionais que não atendiam a esses critérios.
No geral, descobriram os cientistas, os corpos das mulheres produziram mais células chamadas de células T, que podem matar as células infectadas por vírus e impedir a propagação da infecção por covid-19.

Os homens mostraram uma ativação muito mais fraca dessas células T, e isso tinha um impacto na gravidade da doença nos homens. Quanto mais velhos os homens, mais fracas as respostas das células T.

“Quando envelhecem, perdem a capacidade de estimular as células T”, disse o Dr. Iwasaki. “Se você olhar para aqueles que realmente não conseguiram produzir células T, eles foram os que pioraram com a doença”, observou o médico.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO