MENU

BUSCA

Cataratas do Iguaçu: objetos de origem tupi-guarani de 2 mil anos são encontrados

Sítios arqueológicos foram encontrados do lado argentino das cataratas

Equipes de pesquisadores da Universidade da Prata e do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas encontraram pelo menos dois mil objetos de origem tupi-guarani próximo ao lado argentino das Cataratas do Iguaçu. Os sítios arqueológicos milenares abrigam materiais como cerâmicas de diversos formatos, instrumentos de pedra, carvão e ossos.

Os estudiosos pesquisam os locais desde 2019, quando trabalhadores do Parque Nacional Iguazú, que faz fronteira com o Parque Nacional brasileiro, informaram a presença dos objetos. De acordo com o arqueólogo Eduardo Apolinaire, guardas detectaram em seus trabalhos diários esses materiais, o que levou o grupo de pesquisadores ir atrás de outros indícios. 

VEJA MAIS

Pirâmides da era pré-colonial são descobertas na Amazônia
Os achados datam do período de 500 a 1.400 d.C

Mergulhador encontra espada de 900 anos que pode pertencer a um cavaleiro das Cruzadas
A relíquia tem uma lâmina de ferro de 1 metro, com base de 30 centímetros

Igreja de mártir misterioso é descoberta na Terra Santa
Operação revelou pisos decorados com vastos mosaicos que retratam pássaros, frutas e plantas, afrescos coloridos e uma inscrição grega

Esqueleto de dois mil anos é achado portando um 'celular'
Objeto tem um formato bem conhecido pelas pessoas do século 21, mas data de antes da Era Cristã

“Também realizamos mais pesquisas, seguindo os rios, observando as rochas e locais onde se pode observar o solo, um pouco mais complexo pela cobertura vegetal e passamos a registrar onde há uma maior densidade dos restos," explica o arqueólogo. Com a pandemia, a pesquisa foi suspensa, mas retomada recentemente, por isso, somente agora a descoberta foi divulgada.

Os sítios encontrados têm características diferentes. "O que se observa é que em alguns sítios são achados classicamente da tradição tupi-guarani, que se compõe de resto de cerâmica, com decorações muito típicas, pintura tricolor e formas com grandes ângulos, junto com alguns instrumentos de pedra, feitos com rochas locais. Também tem alguns restos de carvão, que são os que nos permitem chegar a conhecer a antiguidade de algum momento deste contexto," explica Eduardo.

Além dos objetos de tradição indígena, o arqueólogo destaca que há materiais encontrados que foram produzidos a partir de rochas locais que lembram facas. Também foram encontrados ossos, possivelmente humanos.

VEJA MAIS

Restos de general de Napoleão morto em 1812 podem ter sido encontrados na Rússia
Charles Étienne Gudin morreu aos 44 anos, depois de ser atingido por uma bala de canhão

Egito descobre tumba faraônica com 50 múmias
Doze delas eram crianças. As identidades ainda são desconhecidas.

Aluno de escola estadual vence concurso de selos do Museu Goeldi
Alexssandrey decidiu concorrer após participar de uma oficina de selos e da exposição "Postado! A Arqueologia Brasileira dos Selos", promovida pelo Museu, em maio do ano passado.

Mundo