MENU

BUSCA

Casa Branca diz que Rússia pode invadir a Ucrânia nos próximos dias

Segundo conselheiro de segurança norte-americano, cidadãos americanos devem sair nas próximas 48 horas

O Liberal

Os Estados Unidos avisam que é melhor cidadãos americanos saírem agora da Ucrânia, pois a Rússia pode invadir o país nos próximos dias. O alerta vem do conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, nesta sexta-feira (11), em coletiva de imprensa. As informações são da Agência Estado.

VEJA MAIS

Depois dos EUA, Japão, Holanda e Coreia do Sul também pedem que seus cidadãos saiam da Ucrânia
Segundo os Estados Unidos, a Rússia continua enviando tropas para sua fronteira com a Ucrânia e a invasão pode começar "a qualquer momento"

Às vésperas da viagem de Bolsonaro à Rússia, Brasil celebra relações diplomáticas com a Ucrânia
Presidente embarca na próxima segunda-feira para Moscou, onde vai se encontrar com Vladimir Putin

Americanos são orientados a sair da Ucrânia: ‘as coisas podem enlouquecer rapidamente’, alerta Biden
Para o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, esta é uma das maiores crises de segurança que a Europa já enfrentou em décadas

Sullivan disse que são grandes os riscos de uma invasão, e que quem puder sair do país agora, "seria melhor", de preferências nas próximas 48 horas. Segundo ele, a inteligência norte-americana vem monitorando o movimento das tropas russas, e "está claro que é possível uma ação".

Segundo o conselheiro, o presidente Vladimir Putin deve ordenar a invasão da Ucrânia antes do fim da Olimpíada de inverno, que ocorre na China. "Entramos em uma janela na qual em qualquer dia uma ação militar russa pode ocorrer", disse Sullivan.

Tensão: Entenda o conflito entre Ucrânia e Rússia que está deixando o mundo em alerta
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar liderada por potências ocidentais, começou a mover suas tropas para a fronteira com a Ucrânia

Mundo