MENU

BUSCA

Canadá e EUA suspendem tarifas por 30 dias em meio a acordo para reforçar segurança na fronteira

depois de acordo com o México, dessa vez foi o primeiro-ministro canadense que anunciou medidas para evitar guerra tarifária

O Liberal

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta segunda-feira (3/2) ter chegado a um entendimento com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para suspender temporariamente a imposição de tarifas entre os dois países. O acordo prevê a suspensão das taxas por pelo menos 30 dias, enquanto ambas as nações colaboram em questões de segurança na fronteira.

Trudeau revelou que teve “uma boa conversa” com Trump e ressaltou que o Canadá está investindo US$ 1,3 bilhão na implementação de um plano para reforçar o controle fronteiriço, com foco na interrupção do tráfico de fentanil. O primeiro-ministro destacou que quase 10 mil agentes estarão mobilizados para atuar diretamente na segurança da fronteira.

VEJA MAIS

Estados Unidos suspendem tarifas ao México por um mês
País latino-americano concordou em enviar 10 mil militares para a fronteira comum para conter o tráfico de drogas

Rubio chama de 'grande passo' decisão do Panamá de não renovar acordo com a China
Depois de se reunir com Rubio no domingo, Mulino anunciou que não renovará o acordo com a China

Além dessas medidas, o Canadá assumiu novos compromissos, como a nomeação de um “Czar do Fentanil”, a inclusão dos cartéis na lista de organizações terroristas, a vigilância ininterrupta na fronteira e a criação de uma Força-Tarefa Conjunta Canadá-EUA. Essa força-tarefa terá como objetivo combater o crime organizado, o tráfico de fentanil e a lavagem de dinheiro.

Segundo Trudeau, o adiamento das tarifas permitirá que os dois países trabalhem juntos na implementação dessas ações, fortalecendo a segurança e a cooperação bilateral.

Mundo