MENU

BUSCA

Brasileiros são autorizados a deixar Gaza e podem sair do território palestino a qualquer momento

Lista divulgada nesta sexta-feira com nome de estrangeiros autorizados a sair do território em guerra contempla o grupo de 34 brasileiros

O Liberal

Os 34 brasileiros e familiares que estão na Faixa de Gaza e pediram ao governo brasileiro para serem repatriados foram incluídos, nesta sexta-feira (10), na lista de estrangeiros autorizados a sair do território palestino alvo de ataques das forças israelenses, em meio à guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. O grupo já está em Rafah, que faz fronteira com o Egito, e pode deixar Gaza a qualquer momento. 

VEJA MAIS

Brasileiros em Gaza recebem autorização para deixar o território pelo Egito, diz Itamaraty
Autoridades brasileiras planejam o retorno do grupo por meio da aeronave presidencial

Guerra Israel x Hamas: Fronteira de Rafah é reaberta para saída de estrangeiros de Gaza
No território palestino, 34 brasileiros e familiares de brasileiros aguardam a oportunidade de escapar da zona de conflito

"Nos estamos na fronteira esperando abertura", informou, em suas redes sociais, Hasan Rabee, um dos cidadãos do Brasil autorizados a sair da zona de conflito. Ele tem divulgado nas redes sociais imagens da sua jornada até a abertura dos portões da fronteira. Em uma das imagens, aparece se despedindo da mãe, que ficará em Gaza. Duas irmãs de Hasan também continuam na região. Hasan afirma que espera uma segunda lista de familiares de brasileiros, para conseguir tirar a mãe e as irmãs de Gaza. 


Bomba explode próximo a mercado enquanto brasileiros fazem compras em Gaza
Embaixada do Brasil auxilia brasileiros na Faixa de Gaza com ajuda humanitária para alimentos e água

Lula conversa com presidentes do Irã e da Turquia sobre Gaza e pede ajuda para retirar brasileiros
Presidente brasileiro ouviu de líderes estrangeiros promessa de ajuda 'no que for possível'

"Grupo de brasileiros e familiares que estava retido em Gaza já se encontra no posto fronteiriço de Rafah, desde as 7 da manhã, hora local (2 no horário de Brasília), à espera de chamada para os trâmites necessários para a entrada no Egito, e posterior repatriação para o Brasil", informou o Itamaraty, em suas redes sociais. 


"Inclusão dos brasileiros na lista de hoje de Rafah foi informada ao Ministro Mauro Vieira pelo chanceler de Israel, Eli Cohen, na tarde de ontem. Foi o quarto telefonema entre os Ministros desde os atentados de 7/10", continuou. 

Israel nega acordo de cessar-fogo em Gaza para retirada de estrangeiros da região
Brasileiros continuam na Faixa de Gaza aguardando o momento de sair da zona de conflito

Aeronave presidencial é enviada em missão humanitária para resgatar brasileiros em Gaza
Decolagem ocorreu na Base Aérea de Brasília e terá parada em Roma

Ao deixar a Faixa de Gaza, os brasileiros seguirão até o aeroporto de Al-Arish, no Egito, percorrendo um trajeto de 55 km por via terrestre. No local, uma aeronave da Presidência da República aguarda o grupo para a viagem de volta ao Brasil.

O avião conta com suprimentos humanitários, além de médico, enfermeiro e psicólogo. A expectativa é de que o voo chegue ao Brasil no próximo domingo (12).

Mundo