Bilionário e outros três civis voltam à Terra após primeira caminhada privada no espaço
Além de proporcionar pela primeira vez uma viagem de civis ao espaço, a missão entrou para a história também ao alcançar a órbita mais alta desde as missões à Lua
A missão Polaris Dawn, primeira missão privada a levar civis para uma caminhada no espaço, chegou ao fim neste domingo (15), com o retorno à Terra de seus quatro tripulantes, entre eles um bilionário.
VEJA MAIS
Além de proporcionar pela primeira vez uma viagem de civis ao espaço, a missão entrou para a história também ao alcançar a órbita mais alta desde as missões à Lua.
A SpaceX informou que, durante a caminhada, Isaacman e Gillis sobrevoaram uma área a 700 km da Terra, entre a Austrália e a Antártida.
A espaçonave completou o voo de retorno em cerca de 40 minutos, pousando às 4h36, no horário de Brasília.
O bilionário Jared Isaacman, responsável por financiar a missão, foi o primeiro a sair da cápsula Crew Dragon na última quinta-feira (12), terceiro dia da jornada. Ao flutuar fora da nave, Isaacman compartilhou sua impressão: “Daqui a Terra parece um mundo perfeito.”
Sarah Gillis, engenheira de operações espaciais da SpaceX, também participou da caminhada espacial, que durou alguns minutos. Até então, apenas astronautas altamente treinados em missões governamentais haviam realizado atividades extraveiculares. Desde o ano 2000, cerca de 270 caminhadas foram realizadas na Estação Espacial Internacional (ISS) e 16 por astronautas chineses na estação Tiangong, de acordo com a Reuters.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA