MENU

BUSCA

Ataque do Estado Islâmico mata cinco pessoas em Cabul, no Afeganistão

Explosão ocorreu em um bairro de Dasht-e-Barchi, um enclave da comunidade muçulmana xiita Hazara, historicamente oprimida

O Liberal

Um ataque a um ônibus em um bairro xiita de Cabul, capital do Afeganistão, de maioria sunita, deixou cinco pessoas mortas e 15 feridas. A explosão ocorreu no sábado (6), mas o número atualizado de vítimas consta em um relatório divulgado neste domingo (7), pela polícia local. Segundo Khalid Zadran, porta-voz da polícia, o atentado ocorreu em um bairro de Dasht-e-Barchi, um enclave da comunidade muçulmana xiita Hazara, historicamente oprimida.

VEJA MAIS

Estado Islâmico reivindica autoria do atentado que matou 84 pessoas, no Irã
Explosões ocorreram nesta quarta-feira (3), enquanto uma multidão fazia homenagens pelo quarto aniversário de morte do general Qassem Soleimani

'Hamas é o Estado Islâmico e deve ser liquidado’, diz premiê de Israel
Benjamin Netanyahu e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, falaram sobre a morte de civis, incluindo crianças, durante o ataque do grupo terrorista. “Como podemos entender e digerir isso?"

A organização jihadista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do ataque. Em novembro, outra explosão de um ônibus em Dasht-e-Barchi, também reivindicada pelo EI, matou sete pessoas. O grupo terrorista considera os xiitas como hereges. 

1,7 milhão de afegãos que vivem ilegalmente no Paquistão têm até amanhã para deixar o país
Escolas para crianças afegãs no Paquistão começaram a ser fechada na segunda-feira (30)

Terremoto de 6,3 de magnitude atinge o Afeganistão
Ainda não há registros de vítimas; tremor no último fim de semana deixou ao menos 2.500 mortos no país

Desde que os talibãs retornaram ao poder no Afeganistão, em agosto de 2021 e depuseram o governo anterior, apoiado pelos EUA, houve uma redução nos ataques dentro do país. Mas grupos armados, entre eles um ramo regional do EI, continuam realizando atentados. 

Mundo