Após visitar a Rússia, secretário-geral da ONU chega à Ucrânia
Antonio Guterres já se reuniu com o presidente russo Vladimir Putin. Agora em Kiev, ele terá um encontro com o mandatário ucraniano Volodymyr Zelensky
Após passar por Moscou, capital da Rússia, onde se reuniu com o presidente Vladimir Putin, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, visita o território ucraniano. Ele chegou ao país governado por Volodymyr Zelensky na manhã desta quinta-feira (28) e durante sua passagem por Borodianka, uma das localidades dos subúrbios da capital, Kiev, onde os ucranianos acusam tropas russas pela morte de civis durante a ocupação em março, afirmou que a "guerra é um absurdo no século XXI". As informações são do G1 Mundo.
VEJA MAIS
Essa é a primeira visita dele à Ucrânia desde o dia 24 de fevereiro, quando a guerra teve início. "Imagino minha família em uma destas casas destruídas. Vejo minhas netas fugindo em pânico. A guerra é um absurdo no século XXI. A guerra é o mal. Não há como uma guerra ser aceitável no século XXI", declarou, após passar por edifícios em ruínas, ao lado de militares ucranianos e funcionários do governo local.
Guterres também seguiu para Bucha, outra área do subúrbio da capital ucraniana onde os ucranianos acusam Moscou de crimes de guerra. Ele também vai se reunir com Volodymyr Zelensky, durante a tarde.
Na quarta-feira, ao se reunir com o presidente Vladimir Putin, pediu colaboração com a ONU e a retirada de civis das zonas bombardeadas, principalmente no leste e sul da Ucrânia, onde as tropas russas concentram sua ofensiva.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA