Após ser deportado, filho de Osama Bin Laden é proibido de entrar na França
Omar bin Laden é um dos filhos do falecido jihadista Osama bin Laden, fundador da Al-Qaeda
A França proibiu o retorno ao seu território de Omar bin Laden, um dos filhos do falecido jihadista Osama bin Laden, anunciou nesta terça-feira (08.10) o ministro do Interior, Bruno Retailleau, que busca ilustrar a sua política de firmeza em imigração. Omar bin Laden deixou a França em outubro de 2023 após uma ordem de expulsão e vive no Catar, segundo o jornal Le Parisien, que cita fontes do Ministério do Interior.
O filho mais velho do fundador da organização extremista Al-Qaeda viveu "durante vários anos" no departamento de Orne, no noroeste da França, como "cônjuge de uma cidadã britânica", explicou o ministro na rede social X.
Mas depois de algumas "declarações de apoio ao terrorismo" em 2023, as autoridades francesas emitiram uma ordem de expulsão do território e "conseguiram a sua saída", acrescentou o responsável, para quem a nova decisão busca impedir o seu retorno.
Omar bin Laden, de 43 anos, nasceu na Arábia Saudita e viveu os primeiros anos no Sudão e no Afeganistão. Depois de se separar do pai aos 19 anos, viveu em vários países árabes até chegar à França em 2016, disse à AFP em 2022.