Veja como foi o último adeus ao Papa Francisco e saiba tudo sobre o funeral
Pontífice será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma; cerimônia deve reunir cerca de 200 mil pessoas
Pontífice será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma; cerimônia deve reunir cerca de 200 mil pessoas
O funeral oficial do Papa Francisco acontece neste sábado (26), desde às 5h, no horário de Brasília, na Praça de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais, marca o fim de três dias de velório e o início do Novemdiales, período de nove dias de luto e orações pela alma do pontífice.
O caixão do Papa Francisco foi selado na última sexta-feira (25), após três dias de velório na Basílica de São Pedro, onde mais de 250 mil fiéis passaram para prestar suas últimas homenagens, segundo o Vaticano. O velório foi encerrado ao público, e o rito de selamento do caixão começou às 20h (15h de Brasília).
Ao todo, 200 mil pessoas estarão na cerimônia deste sábado, entre fiéis e autoridades de diferentes partes do mundo. Entre os líderes já confirmados estão Emmanuel Macron (França), Volodymyr Zelensky (Ucrânia), príncipe William (Reino Unido) e Donald Trump (EUA). O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva também está em Roma e compareceu ao velório do pontífice na sexta-feira (25).
A cerimônia seguirá os rituais tradicionais do Vaticano, com algumas adaptações expressamente solicitadas por Francisco. O corpo será sepultado em um único caixão de madeira, revestido com zinco, diferente do ritual tradicional que envolve três caixões (de cipreste, chumbo e carvalho). Após a missa pública na Praça de São Pedro, o corpo do pontífice será levado em um cortejo pelas ruas de Roma até a Basílica de Santa Maria Maior.
Francisco será sepultado diante do altar externo da igreja, em uma cerimônia fechada ao público. Com isso, ele se tornará o primeiro Papa em mais de um século a não ser enterrado nas criptas do Vaticano. Essa decisão havia sido anunciada por ele ainda em 2023: “Quero ser sepultado em Santa Maria Maggiore por causa da minha grande devoção pela Virgem”, declarou à imprensa.
Durante a missa, serão lidas passagens dos Atos dos Apóstolos, da Carta de São Paulo aos Filipenses e do Salmo 23: "O Senhor é meu Pastor e nada me faltará". O Evangelho escolhido é o de João, em que Jesus pergunta a Pedro se ele o ama, indicando a missão pastoral confiada ao apóstolo.
Na homilia, o cardeal Battista Re deve refletir sobre a trajetória de Francisco, seus valores e o legado deixado à Igreja, além de orientar os cardeais sobre o perfil desejado para o próximo Papa. A missa será encerrada com o rito “Ultima Commendatio et Valedictio”, momento solene de despedida. O caixão será aspergido com água benta e serão colocados os selos do cardeal camerlengo, da Casa Pontifícia, do Escritório de Celebrações Litúrgicas e do Capítulo Liberiano.
⏰ Sábado
⏰ Domingo
5h30 - Missa dos Novemdiales
O túmulo de Papa Francisco estará aberto à visitação pública permanente a partir de domingo (27/04). Às 10h30 (5h30 no horário de Brasília) será celebrada a segunda missa dos Novemdiales, com celebrações diárias até o encerramento do período de luto.
A missa será transmitida ao vivo pelo canal oficial do Vaticano no YouTube, além de emissoras como BBC, NBC, CBS, e no Brasil pela TV Globo e GloboNews.
Com a conclusão dos ritos fúnebres, o Vaticano se prepara para iniciar o conclave, processo que elegerá o novo líder da Igreja Católica. A primeira sessão deve ocorrer no dia 6 de maio, com a participação de 135 cardeais eleitores.