CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Antiga Pompeia revela mais duas vítimas da erupção com um tesouro

Esqueletos de um homem e uma mulher foram encontrados em um quarto pequeno e improvisado

Marta Di Donfrancesco / Reuters
fonte

Arqueólogos da antiga cidade romana de Pompeia descobriram os restos mortais de mais duas vítimas da erupção vulcânica de quase 2.000 anos atrás, disse o sítio arqueológico nesta segunda-feira (12/08). 

Os esqueletos de um homem e uma mulher foram encontrados em um quarto pequeno e improvisado em uma vila que estava sendo reestruturada quando houve a erupção, segundo um comunicado do sítio arqueológico de Pompeia. 

A mulher estava deitada na cama com moedas de ouro, prata e bronze ao seu redor, além de joias que incluem brincos de ouro e pérolas. O homem estava deitado no pé da cama. 

A outrora próspera cidade de Pompeia, perto de Nápoles, e a área rural ao seu redor foram submersas por cinzas vulcânicas com a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C. 

A erupção matou milhares de romanos que não sabiam que estavam vivendo debaixo de um dos maiores vulcões da Europa, que enterrou a cidade com uma espessa camada de cinzas, preservando boa parte de seus moradores e prédios. 

Vítimas estavam em quarto esperando fim da chuva de rochas

As últimas vítimas descobertas escolheram o pequeno quarto como refúgio, esperando o fim da chuva de fragmentos de rocha que haviam bloqueado a porta e as impedido de fugir. 

Elas acabaram enterradas sob o fluxo de lava e outros materiais ferventes do vulcão, disse o comunicado. 

VEJA MAIS

image Descoberta arqueológica em obra do Minha Casa Minha Vida revela vestígios humanos
Foram encontradas São Luís (MA) 45 ossadas humanas e mais de 100 mil peças arqueológicas

image Pesquisadores acham 49 amuletos em corpo de adolescente mumificado há mais de 2 mil anos
O jovem tinha entre 14 e 15 anos quando morreu e tem 49 amuletos em seu corpo, incluindo uma língua dourada na boca e um escaravelho em formato de coração dourado em seu peito

"A oportunidade de analisar os valiosos dados antropológicos sobre as duas vítimas (...) nos permite recuperar uma quantidade considerável de dados sobre a vida cotidiana dos antigos pompeianos", disse o diretor do local, Gabriel Zuchtriegel.

Redescoberta apenas no século 16,  a antiga Pompeia tem sido alvo, nos últimos anos, de uma explosão de atividades arqueológicas com o objetivo de interromper décadas de decadência e negligência.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO