MENU

BUSCA

Advogada e de família militar: saiba quem é Victoria Villarruel, nova vice-presidente da Argentina

Aos 48 anos, ela integrou a chapa de Javier Milei, que recebeu 55% dos votos válidos no 2º turno da eleição presidencial

O Liberal

Pertencente a uma família formada por militares, a advogada Victoria Villarruel, de 48 anos, é a nova vice-presidente da Argentina. Ela é filha do tenente-coronel do Exército Eduardo Villarruel, veterano da Guerra das Malvinas, contra o Reino Unido, em 1982, e neta do contra-almirante Laurio Hedelvio Destéfani, da Marinha.

Victoria Villarruel fundou e preside a Associação Civil Centro de Estudos Legais sobre o Terrorismo e suas Vítimas (da sigla em espanhol CELTYV). A nova vice-presidente defende, entre outras mudanças, a revisão de indenizações da ditadura na Argentina.

VEJA MAIS

Argentina: Milei confirma plano de fechar BC e prevê controle da inflação em até 24 meses
Na primeira entrevista após a vitória, ele avaliou que tardará entre 18 e 24 meses para conter a inflação, que está na casa dos 140% anuais, e confirmou plano de dolarizar a economia

Relação entre Brasil e Argentina poderá ser testada com eleição de Milei, indica especialista
Eleições presidenciais foram marcadas pela disputa acirrada entre Javier Milei e Sergio Massa

Para ela, é preciso conhecer a chamada "memória completa", ou seja, não apenas condenar militares e policiais pelos crimes durante a ditadura, mas também julgar os guerrilheiros de esquerda - que a advogada chama de terroristas - pelos atentados cometidos antes e durante o período militar, por entender que houve uma "guerra interna". 

Villarruel integrou a chapa de Javier Milei, que conquistou mais de 55% dos votos válidos e derrotou o candidato da situação, Sérgio Massa (45% dos votos).

Eleições na Argentina: Javier Milei é o novo presidente do país; Massa reconhece derrota
Os resultados provisórios serão divulgados às 21h deste domingo (19)

​Eleições na Argentina: 'Esperança volta a brilhar', diz Bolsonaro após vitória de Milei
Bolsonaro ainda disse que deseja que o mesmo (eleição de personalidades de extrema direita) ocorra no Brasil e nos Estados Unidos

“Obrigado a todo o povo argentino que, apesar dos obstáculos, escolheu a Liberdade e um futuro para si e para os seus filhos. Javier e eu sentimos uma grande honra em representá-los”, escreveu a nova vice-presidente, após a vitória.

Mundo