Ícone Menu

MENU

Ícone pesquisa

BUSCA

Ícone kwai
Ícone linkedin
Ícone facebook
Ícone X
Ícone whatsapp
Ícone telegram
Ícone youtube
Ícone tiktok
Ícone instagram

Admiradores acampam no Vaticano para acompanhar funeral de Papa Francisco

Cerimônia de sepultamento do pontífice será realizada neste sábado (26)

Hannah Franco | Especial em O Liberal
Divulgação/ Maxar Technologies

Na véspera do funeral do Papa Francisco, dezenas de admiradores do pontífice começaram a se reunir do lado de fora do Vaticano. Na noite desta sexta-feira (25), fiéis montaram acampamento improvisado ao longo das grades de segurança que cercam a Praça de São Pedro, utilizando sacos de dormir e cobertores. O objetivo: garantir um lugar privilegiado para acompanhar de perto a cerimônia de despedida marcada para este sábado (26), às 10h (5h no horário de Brasília).

A expectativa é de que mais de 200 mil pessoas estejam presentes no cortejo fúnebre, que sairá da Praça de São Pedro em direção à Basílica de Santa Maria Maior, local escolhido por Francisco para seu sepultamento. Segundo estimativas do Vaticano, 250 mil fiéis já passaram pelo velório público realizado desde quarta-feira (24), cuja visitação foi encerrada às 14h desta sexta-feira (19h em Brasília). O caixão do Papa foi selado em uma cerimônia litúrgica reservada, realizada uma hora após o encerramento da visitação.

VEJA MAIS

Conclave, camerlengo e sede vacante: veja glossário das palavras usadas após morte de papa
A morte de um papa é um processo complicado, pois implica em uma nova eleição papal

Caixão de papa Francisco é fechado e velório termina no Vaticano
As filas para se despedir do líder da Igreja Católica, que morreu aos 88 anos nessa segunda-feira, 21, estavam demorando, em média, 5 horas.

O funeral do Papa Francisco contará com a presença de 130 delegações estrangeiras, de acordo com informações oficiais do Vaticano. Entre os líderes mundiais esperados estão nomes como Emmanuel Macron (França), Volodymyr Zelensky (Ucrânia), Donald Trump (EUA) e o príncipe William, do Reino Unido. O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva já está em Roma e prestou sua homenagem ao Pontífice durante o velório nesta sexta-feira. A cerimônia será conduzida pelo cardeal Giovanni Battista Re.

Mundo