MENU

BUSCA

Mulheres que viajam sozinhas compartilham vantagens e dicas de segurança

A tendência ganha cada vez mais adeptas em direção à independência e à autoconfiança feminina

Eva Pires

Viajar sozinha é uma experiência de empoderamento e transformação para muitas mulheres. Em busca de liberdade e autoconhecimento, elas exploram o mundo desfrutando da própria companhia. Diante disso, diversas plataformas e comunidades online oferecem orientações e suporte para mulheres que viajam sozinhas, criando uma rede de apoio e encorajamento pela troca de experiências e dicas, uma vez que essa aventura requer cuidados específicos e redobrados com a segurança.

VEJA MAIS

Ela ressalta que, por ser mulher, a segurança com o corpo sempre foi a maior preocupação. Nesse cenário, a agente de turismo não abre mão de cuidados como compartilhar a localização em tempo real com pessoas de confiança, além de se hospedar em locais de fácil acesso, próximos aos passeios planejados para diminuir o deslocamento. Por fim, ela conta que, em caso de atividades com maior risco e exposição, como trilhas e cachoeiras, opta por contratar um guia profissional para orientação. A autonomia total sobre o roteiro e os gastos é um dos benefícios para viajantes solo, de acordo com Norma.

"Quando você tá viajando acompanhada, é preciso ser democrática e fazer a vontade de todas as pessoas envolvidas. Então, quando você tá sozinha, há uma liberdade muito maior até para se conectar com o local, experimentar, viver e sentir tudo o que quiser. Sinto que minha casa é o mundo e que pertenço a todo lugar", reflete.

A criadora de conteúdo finaliza destacando que viagens solo geram a oportunidade de fazer inúmeros amigos e diz que, hoje, uma grande parte do círculo de amizades que construiu está espalhada por diversas regiões do país. "Eu amo viajar sozinha justamente por causa disso, é muito mais fácil de se entrosar e se conectar com outras pessoas. Nesse contexto, a hospedagem em Hostel se mostra uma ótima alternativa. São muitos viajantes solos pelo caminho e, se quiser, você facilmente encontra alguém legal para fazer companhia". Saiba mais pelo instagram @normalmenteviajando

Viajar em dupla oferece parceria e segurança reforçada para mulheres

image As duas dividem as tarefas na viagem de acordo com as aptidões, sempre prezando por belos roteiros com segurança (Ivan Duarte/O Liberal)

Viajar, colecionar novas experiências e conhecer culturas são interesses compartilhados pelas enfermeiras Luciana Leal, de 43 anos, e Edna Vieira, de 50 anos, de Belém. Em um ano em que as férias coincidiram, as amigas de longa data decidiram se aventurar juntas em viagens pelo país. Desde então, visitaram diversos destinos, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza.

Luciana compartilha que as experiências têm sido maravilhosas, proporcionando diversão e o merecido descanso após uma rotina de trabalho intensa. Além da companhia, do apoio mútuo e da segurança, ela destaca que uma das vantagens de viajar em dupla é ter os mesmos gostos e estilos que a amiga, o que facilita muito no planejamento das viagens.

"Geralmente combinamos de tirar um período de nossas férias juntas, com uma média de 10 a 15 dias, de forma que elas coincidam. Estando elas acertadas, começamos a organizar o local de destino, verificar passagem e hospedagem com antecedência, já que desta forma é bem mais barato e já economizamos para os passeios e compras", diz.

Para aumentar a segurança durante as viagens, elas procuram hotéis ou apartamentos em áreas seguras e com portaria, permitindo que entrem e saiam com mais tranquilidade, independentemente do horário.

Uma outra vantagem de estar em dupla, segundo Edna, é que cada uma pode atuar de acordo com seu ponto forte. "Entre nós duas, a Luciana é o 'cérebro' e sempre foi mais precavida com a questão da segurança. A gente já foi para o Rio de Janeiro em um período em que estava muito perigoso. Ela baixou aplicativos e entrou em grupos de WhatsApp que consultávamos todo os dias para saber se estavam tendo tiroteios ou arrastões nos locais do nosso roteiro", relembra.

"Em relação à hospedagem, sempre procuro verificar avaliações dos usuários e locais conhecidos. Para os passeios, por sermos duas mulheres e sozinhas, dependendo do local, optamos por empresas turísticas. Quanto ao roteiro, buscamos fazer uma organização de locais onde pretendemos ir para não perder tempo na viagem e conhecer o máximo de lugares e coisas possíveis", relata Luciana.

Outras dicas importantes de segurança compartilhadas pelas amigas são trancar os quartos; não fornecer dados pessoais para estranhos; evitar andar com muitas bolsas e deixar celular e cartão à mostra e fazer amizade com as pessoas que trabalham no hotel para ter sugestões de lugares e passeios seguros.

Mulher