Morador provoca falta de água na Rua Nova, no bairro da Pedreira
Segundo a comunidade, há mais de três semanas a água vai embora pela manhã e só retorna no final da tarde, causando muitos transtornos.
Um morador deixou parte das residências da Rua Nova, no bairro da Pedreira, em Belém, sem o abastecimento de água após um serviço indevido realizado na tubulação, que acabou comprometendo o fornecimento de água na área. A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) realiza os serviços necessários para normalizar a situação.
Na tarde desta quarta-feira (26) a redação integrada de O Liberal recebeu a denúncia de moradores da Rua Nova, entre as travessas Timbó e Estrella, no bairro da Pedreira, em Belém, que dizem estar sendo prejudicados com uma obra da Companhia. Segundo eles, o abastecimento de água é interrompido todos os dias pela manhã, por volta de 9h, e somente no final da tarde a água volta a pingar nas torneiras. Essa situação já se estende por três semanas. "Eles estão realizando essa obra do outro lado da rua, mas desligam a rede geral que abastece a área e isso não é justo! Todos ficamos prejudicados", reclama o morador Rubinelson dos Santos.
Sem água nas torneiras, a rotina das famílias acaba sendo prejudicada. Quem precisa de água nesse período em que o fornecimento é interrompido, tem que se virar como pode para concluir as tarefas do dia a dia. "Temos que nos prevenir e encher baldes e garrafas com água para poder fazer comida, lavar roupas e limpar a casa", explica Rubinelson.
Armazenar água em baldes e ter que carregá-los até o segundo andar de sua casa, se tornou uma tarefa diária que exige sacrifício e muita paciência para Rubinelson. "Todos os dias ter que carregar esses baldes com água é muito complicado. Eu moro nos altos dessa vila, então o trabalho fica mais difícil", conta.
Em nota a Cosanpa confirmou que realiza o serviço na área e que o vazamento em questão foi provocado por um morador durante uma obra residencial. "A rede da Cosanpa foi atingida devido à localização e extensão do dano, foi necessária a substituição da rede completa dessa área - isso inclui 150 metros da tubulação principal e os ramais ligados às residências atingidas pelo vazamento", explica a Cosanpa. A nota diz ainda que a tubulação principal foi instalada hoje e que já começaram as instalações dos ramais das residências. A previsão é de que o serviço seja concluído nesta sexta-feira (28).
A Cosanpa reforça ainda a importância de contratar profissionais especializados e autorizados para fazer reformas ou obras em residências. Neste caso, o erro provocado por um morador prejudicou o fornecimento de água para outros moradores do bairro.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA