MENU

BUSCA

Lotex: 'Raspadinha' voltará a ser distribuída nas lotéricas em março

Modalidade de loteria foi suspensa em 2015 mas deve voltar a ser distribuída em março de 2024

Gabriel Bentes

A Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), conhecida popularmente como "raspadinha", voltará a ser distribuída pela Caixa Econômica Federal em março de 2024. A informação é do Ministério da Fazenda, que estabeleceu o prazo para a instituição financeira.

O retorno vem após a instituição financeira retornar a operar a modalidade suspensa em 2015 após determinação do Ministério da fazenda. No entanto, um decreto de agosto regulamentou a retomada da loteria, na qual os bilhetes serão físicos ou digitais. Em dezembro de 2023, o antigo governo havia autorizado uma operação emergencial.

VEJA MAIS

Governo autoriza volta da 'raspadinha'; veja os detalhes
Portaria do Ministério da Fazenda autorizando a Caixa a retomar a Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex) foi publicada nesta quinta-feira

Governo prepara decreto para raspadinha voltar e espera arrecadar até R$ 5 bilhões anuais
O governo planeja abrir uma licitação para a concessão da operação da nova Lotex, que será assumida pela Caixa Econômica Federal após a publicação do decreto

Nova loteria será vendida por pessoas com deficiência
A nova modalidade de jogo será semelhante à antiga "raspadinha"

A operação da Caixa ocorrerá até que a licitação de empresas interessadas seja aberta e finalizada pelo governo. O projeto da instiuição financeira para que a Lotex seja retomada e distribuída deve ser entregue ao Ministério da Fazenda até o fim de janeiro, e as raspadinhas estarão nas casas lotéricas até março desse ano.

Como funciona a "Raspadinha"?

Ao comprar um bilhete da raspadinha, a pessoa deve raspar uma película - geralmente com uma moeda - para saber se ganhou um prêmio em dinheiro.

 

(Gabriel Bentes, estagiário de jornalismo, sob supervisão da editora web de OLiberal.com Mirelly Pires)

Loterias