Festival Itália Mia: confira a programação gastronômica da 2ª edição
Evento que celebra as culturas italiana e paraense ocorre entre os dias 3 e 5 de novembro, na Estação das Docas, em Belém, e reunirá além da culinária, música, dança e cinema
Com 15 estandes voltados exclusivamente para as delícias consagradas da gastronomia italiana, o Festival Itália Mia chega a segunda edição celebrando os sabores tradicionais que fizeram o país europeu conhecido no mundo todo. O público vai poder experimentar receitas de pizza, massas, molhos e sobremesas espetaculares. O projeto ainda vai permitir que aqueles que tiverem mais de 18 anos conheçam e se apaixonem pelos vinhos da região.
O Festival Itália Mia ocorre entre os dias 3 e 5 de novembro, no Armazém 3 da Estação das Docas, em Belém, e reunirá além da culinária, música, dança e cinema. O evento de celebração da cultura ítalo-amazônica conta com o patrocínio da Embaixada da Itália no Brasil e apoio institucional do Governo do Pará.
“Dentro do Festival Itália Mia existe um espaço gastronômico no qual vamos ter 15 estandes envolvidos nessa arte gastronômica do beber e comer bem. O projeto acabou tendo mais visibilidade, então o nosso propósito é sempre trazer diversidade de uma edição para outra. Para que, com isso, a experiência do público visitante e cada edição, realmente, tenha um sabor único” - Aurélio Oliveira, coordenador do evento
Entre os participantes deste ano está a advogada e chef de cozinha Bethânia Bressanim. Ela é quem está à frente do Restaurante Bressanim, onde técnicas italianas são utilizadas em harmonia com ingredientes tradicionalmente utilizados na culinária amazônica.
“Entre os meus pratos, o que eu considero o favorito é a massa de chicória, é minha massa autoral mais conhecida e dentre todos os meus pratos é o que mostra melhor essa correlação entre a gastronomia italiana e amazônica, pois demonstra como as culturas se complementam e encaixam perfeitamente. Em relação ao sabor, ela é uma massa refrescante, gostosa e versátil, combina com carne bovina, peixes, porco, mariscos e cogumelos, é muito saborosa e marcante”, descreve Bethânia.
A estreante no Festival Itália Mia conta que participar do evento é uma oportunidade de divulgar o trabalho e celebrar os laços com o país europeu. “A expectativa é mostrar meu trabalho ao máximo de pessoas possível. O diferencial do festival é ser especificamente voltado para gastronomia italiana e concentrar no mesmo ambiente, diversos restaurantes do mesmo segmento. Vejo essa relação como direta e muito complementar”, finaliza Bressanim.
Leonardo Mello, sócio-proprietário do restaurante Di Mare conta que vai participar pelo segundo ano consecutivo do Festival Itália Mia. Ele destaca também que tem certeza do sucesso ainda maior nesta edição: “No ano passado nós tivemos uma procura muito grande do público do evento. Algumas pessoas chegaram a formar filas para comer mais de uma vez. Para nós é muito gratificante participar do Itália Mia, principalmente para mim, por eu ser bisneto de italiano”, pontua.
A aposta de Leonardo para o evento deste ano também inclui elementos regionais, como o açaí. “Aqui no restaurante temos uma pizza feita com farinha italiana e açaí. A cor da massa não fica roxa, mas é levemente rosa. O sabor que deixa na massa é incrível e vamos fazer com que o público possa experimentar essa e outras criações”.
“A gastronomia é um destaque à parte do nosso estado de forma geral. Inclusive, desde 2015, Belém tem o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A comida está muito presente na cultura, nas manifestações que existem, no almoço do Círio. No Festival Itália Mia, vamos compartilhar as vivências e as experiências tradicionais que são reinventadas com os elementos regionais” - Rosângela Maiorana, vice-cônsul honorária da Itália no Pará e vice-presidente do Grupo Liberal
Programação
A programação do Itália Mia conta com atrações musicais, como Luiz Pardal, Jacinto Kahwage, Paulo Assunção, Alba Maria e o Coral Infantil da Fundação Amazônica de Música. O Festival ainda conta com apresentações de danças tradicionais da Itália e performance da Cia de Dança Ana Unger. O Festival de Cinema Italiano no Brasil é outra atração prevista. A iniciativa voltada para a sétima arte exibirá filmes clássicos e inéditos. As sessões serão realizadas no Teatro Maria Sylvia Nunes e no Cine Sesc Ver-o-Peso. Este ano, a programação presenteia o público com a exposição Giovanni Gallo & Museu do Marajó. As atrações são para todos os públicos e faixas etárias.
Para saber mais sobre o Festival Itália Mia 2023, clique aqui e acesse a página do evento.
Programe-se
Festival Itália Mia 2023
Data: 3, 4 e 5 de novembro de 2023
Horário: 10h às 22h
Local: Estação das Docas (Armazém 3)
Entrada franca
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA