CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ibope realiza testes rápidos de covid-19 em 7 municípios do Pará a partir deste domingo (21)

Por meio de pesquisa nacional, serão 250 testes gratuitos para cada um dos seguintes municípios: Altamira, Belém, Breves, Castanhal, Marabá, Redenção e Santarém

João Thiago Dias
fonte

Sete municípios paraenses foram selecionados para participar, a partir deste domingo (21), da terceira etapa do Estudo de Prevalência da Infecção por Covid-19 no Brasil (Epicovid19-BR), do Ibope Inteligência, que vai encaminhar pesquisadores até algumas residências para realização de entrevistas e testes rápidos e gratuitos de covid-19. Ao todo, serão 1.750 testes em Altamira, Belém, Breves, Castanhal, Marabá, Redenção e Santarém, sendo 250 exames em cada uma dessas cidades.

Dentro da área de Belém e distritos, o Ibope Inteligência listou 22 municípios para a pesquisa: Águas Lindas; Águas Negras; Ariramba; Bengui; Brasília; Cabanagem; Cremação; Guamá; Jurunas; Marambaia; Maracangalha; Marco; Montese (Terra Firme); Parque Guajará; Parque Verde; Pedreira; Sacramenta; São Francisco; Sucurijuquara; Tapanã; Telégrafo; e Una. Serão residências, apartamentos e condomínios dentro dos setores censitários sorteados.  

Esta etapa da pesquisa, que estima a proporção de casos de infecção pelo novo coronavírus no País, será nos dias 21, 22 e 23 de junho, em 133 municípios do Brasil com 33.250 testes rápidos no total, sempre com 250 para cada cidade. Cerca de 2,6 mil agentes vão às ruas, para visitar residências e convidar um moradores por residência para a pesquisa. O trabalho vai começar por volta das 9h, com possibilidade de extensão até o período noturno, dependendo do bairro.

Os pesquisadores que realizam as visitas estarão identificados por crachá do Ibope Inteligência, utilizando os equipamentos de proteção individuais (EPIs): máscaras, toucas, aventais, sapatilhas (todos descartáveis), óculos de proteção e luvas. Todos os profissionais são testados e apenas aqueles que tiverem resultado negativo realizam as visitas domiciliares. O estudo tem aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e cumpre todos os requisitos de segurança necessários, para proteger os pesquisadores e a população.    

Critérios e procedimentos

Os municípios que participam da pesquisa são as principais cidades (sentinelas) da região intermediária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em cada cidade, foram sorteados 25 setores censitários (exceto onde não há 25 setores censitários). Dentro desses setores, são selecionados os domicílios para abordagem aleatoriamente. Dentro dos domicílios selecionados, são listados todos os moradores da casa. 

Dentre os residentes listados, é sorteado o morador participante - caso o morador sorteado aceite, ele será submetido ao teste sanguíneo e ao questionário. Apenas em caso de resultado positivo, todos os moradores do domicílio precisarão ser testados. "Não podemos aceitar voluntários e não podemos direcionar a equipe de campo para a casa de um parente/amigo/conhecido de alguém que já tenha sido entrevistado", destacou nota do Ibope.

A escolha do morador que será entrevistado é feita por meio de sorteio. Não há restrição de idade: qualquer morador com 0 anos ou mais poderá ser sorteado. Todos que aceitarem participar da pesquisa deverão assinar um termo de consentimento livre e esclarecido que informa sobre os objetivos da pesquisa, procedimentos, possíveis riscos, sigilo do dado, voluntariedade da participação, entre outros aspectos. 

Os moradores menores de idade e/ou adultos legalmente incapazes receberão o termo de assentimento livre e esclarecido e terão, ainda, que ser autorizados pelos pais e/ou responsável para participar. Caso o sorteado seja menor de 12 anos e/ou adulto legalmente incapaz, o questionário deverá ser respondido pelos pais e/ou responsável; mas o teste rápido deverá ser aplicado no sorteado, desde que autorizado pelos pais e/ou responsável. Caso não seja permitido, um novo sorteio deverá ser realizado.  

Para o exame, os entrevistadores coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será depositada no aparelho de teste, e, em 15 minutos, o resultado fica pronto. Enquanto aguarda o resultado, o participante responde a perguntas sobre sintomas da covid-19 nas últimas semanas, busca por assistência médica e rotina em relação às medidas de prevenção e isolamento social. "Destacamos que, caso não seja possível completar a amostra (de 250 entrevistas) ao longo desses três dias, o prazo será estendido", pontuou a nota do Ibope.

Todos os moradores testados receberão o resultado de seu teste para covid-19 na hora, independentemente do resultado. Serão disponibilizados aos participantes folhetos explicativos sobre formas de prevenção da doença e quais medidas eles devem adotar se testarem positivo. Para os casos positivos, a Secretaria de Vigilância Epidemiológica será acionada pelo(a) enfermeiro(a) responsável pela equipe no município para dar orientações pertinentes à família.

Epicovid19-BR  

O Epicovid19-BR, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com financiamento do Ministério da Saúde, é o maior levantamento populacional do mundo a estimar a prevalência de covid-19, segundo o Ibope. A segunda etapa da pesquisa apresentou evidências inéditas sobre a velocidade de expansão do coronavírus em 83 cidades do País. A proporção de pessoas que já contraíram o vírus no Brasil aumentou em 53% no período de duas semanas entre a primeira etapa, realizada de 19 a 21 de maio, e a segunda, de 4 a 5 de junho. 

Os dados mais recentes também mostram que, para cada diagnóstico confirmado, existem ao redor de seis casos reais não notificados na população. As estimativas somam mais de 1,7 milhão de pessoas que têm ou já tiveram o coronavírus, contra o total de 296.305 casos notificados em 120 cidades brasileiras na véspera do segundo levantamento da pesquisa. Após três inquéritos populacionais, o Ibope totalizará 99.750 domicílios visitados.

A epidemiologista Mariângela Freitas da Silveira, integrante da coordenação do estudo, disse que a participação é essencial para o mapeamento da doença no Brasil. "É fundamental que a população aceite participar da pesquisa. Em cada cidade, por exemplo, é preciso realizar pelo menos duzentos testes, para que possamos apresentar estimativas sobre a real dimensão da covid-19. Além de contribuir com o esforço coletivo de enfrentamento da pandemia, o participante tem a oportunidade de realizar o exame e saber o resultado na hora", destacou.

 

Epicovid19-BR   
99.750 testes rápidos e gratuitos de covid-19 no Brasil, em três etapas

Terceira etapa
21, 22 e 23 de junho, das 9h até o horário que for possível encerrar
Em 133 municípios do Brasil com 33.250 testes   

Municípios do Pará selecionados 
Altamira, Belém, Breves, Castanhal, Marabá, Redenção e Santarém 
250 testes em cada cidade

Bairros de Belém e distritos que foram selecionados
Águas Lindas, Águas Negras, Ariramba, Bengui, Brasília, Cabanagem, Cremação, Guamá, Jurunas, Marambaia, Maracangalha, Marco, Montese (Terra Firme), Parque Guajará, Parque Verde, Pedreira, Sacramenta, São Francisco, Sucurijuquara, Tapanã, Telégrafo e Una  

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

O Liberal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!