MENU

BUSCA

Grupo Liberal realiza ação em homenagem ao Dia do Jornaleiro

Evento foi realizado na sede da empresa e contou com a presença do presidente executivo do Jornal O Liberal, Ronaldo Maiorana

O Liberal

No Dia do Jornaleiro, comemorado nesta quinta-feira (30), o Grupo Liberal preparou uma ação especial com o objetivo de homenagear e estreitar ainda mais a forte parceria com esses trabalhadores, responsáveis em levar as informações até os leitores. O evento, realizado na sede da empresa, na avenida Romulo Maiorana, em Belém, contou com a presença do presidente executivo do Jornal O Liberal, Ronaldo Maiorana, que parabenizou e agradeceu a todos os envolvidos no processo de distribuição dos jornais.

“A gente reconhece a importância desses profissionais e, cada vez mais, o Grupo Liberal quer valorizar o trabalho e a contribuição dos jornaleiros, não apenas com o jornal O Liberal, mas também com a sociedade, levando a informação até as pessoas. Informação essa que o Grupo Liberal tem muito cuidado em repassar, sempre com seriedade, pluralidade e isenção. Vocês são os parceiros número um do Grupo Liberal”, declarou Ronaldo.

Durante a ação, houve ainda distribuição de brindes aos jornaleiros e distribuidores, palestras e os trabalhadores conheceram a redação do jornal e portal Oliberal.com, onde foram aplaudidos pelos jornalistas presentes. De acordo com Sérgio Oliveira, gerente de Mercado Leitor, o Grupo conta hoje com uma média de 200 jornaleiros em todo o Estado. Para ele, essa homenagem é o reconhecimento da importância desses profissionais que são os responsáveis por repassar os fatos e as primeiras notícia do dia a todos os paraenses. “Eles são responsáveis por difundir os primeiros acontecimentos do dia nas esquinas de Belém, então, nada mais justo do que a gente reconhecer o trabalho dessas pessoas que desde o início, estão com a gente”.

Francisco Favacho, de 72 anos, trabalha há 61 com jornais. Ele diz que se sentiu muito feliz em participar da homenagem promovida pelo grupo. “A gente sente que nosso trabalho está sendo reconhecido. Estamos sendo valorizados pelos nossos serviços”. Favacho conta que começou a trabalha como jornaleiro aos 11 anos de idade e hoje atua na área de distribuição, na função onde os trabalhadores têm o apelido de "baderneiros". “Eu perdi meu pai muito cedo e com 11 anos de idade, comecei a trabalhar como distribuidor de jornal no O Liberal, para ajudar a minha família. Depois, fui trabalhar como vendedor de rua por quase dez anos e hoje, trabalho como distribuidor. O jornal é o sustento da minha família. Com jornal, consegui formar um filho como advogado”, contou Favacho.

Na família de Val Fernandes, 52 anos, a atividade de distribuição e de vendas de jornais já passou por várias gerações. Val conta que trabalha há 33 anos como “baderneira” e que o ofício começou através de seu pai, passando pelos seus irmãos e primos. “Quando começou no jornal, meu pai era porteiro. Ele saia do trabalho e ia ajudar meu primo a distribuir jornais numa Kombi. Depois, vieram os meus irmãos que também trabalharam com jornais”. Ela diz que se sente orgulhosa de estar há tanto tempo na função e de ter seu trabalho reconhecido no evento de hoje.

Grupo Liberal