Festival #Partiu fortalece economia criativa e valoriza raízes pelo sudeste do Pará

Projeto de produtora marabaense ocorre de forma itinerante e vai a seis municípios da região, com oficinas de artesanato, programação musical e acessibilidade

Tay Marquioro
fonte

Oferecer a oportunidade de geração ou incremento de renda a pessoas de comunidades periféricas em municípios do sudeste paraense, além de acesso à cultura. Essa é a proposta do Festival #Partiu - Música da Amazônia & Economia Criativa, um projeto que mistura legado social e valorização dos artistas locais. Nessa primeira edição, o evento ocorre de maneira itinerante e deve levar suas atividades a seis municípios do sudeste paraense: Jacundá, Água Azul do Norte, Parauapebas, Curionópolis, Redenção e Marabá.

Na programação do projeto em cada município, está prevista a realização de três dias de oficinas de artesanato e introdução ao empreendedorismo digital, uma feira de economia criativa, onde serão expostos todos os produtos resultantes das oficinas, e um show musical de artistas locais, com entrada franca. Em todas as atividades, serão tomadas medidas de acessibilidade, para garantir a participação inclusiva de pessoas com deficiência.

O Festival #Partiu - Música da Amazônia & Economia Criativa é um projeto genuinamente marabaense, assinado pela produtora cultural Ita do Norte Produções, que realiza a programação. O evento itinerante tem patrocínio da Equatorial Energia, por meio do Programa Semear, e apoio institucional da Fundação Cultural do Estado do Pará e do Governo do Pará.

VEJA MAIS

image Que 'xou' da Xuxa é esse? 'Rainha dos Baixinhos' se apresenta após Katy Perry no Rock In Rio 2024
Será a primeira apresentação de Xuxa no festival que celebra 40 anos de existência

image Para o mundo: Gaby Amarantos se apresenta no Rock in Rio com muito brilho e performance
Cantora faz show no Palco Mundo do festival com setlist cheios de hits dos seus álbuns. No corpo, ela usará peça com mais de 40 mil cristais.

“A formação sociocultural do interior do Pará é historicamente marcada pela carência de acesso à cultura e pela falta de reconhecimento das suas próprias manifestações artísticas, de uma maneira geral”, analisa Itair Rodrigues, produtor executivo do projeto. “Assim, o Festival #Partiu surge como uma resposta a necessidade de fazer com que os artistas se reconheçam como fazedores de cultura, valorizem suas raízes, democratizando o acesso à cultura e promovendo a inclusão social através da música e da produção artesanal, objeto das oficinas criativas”.

As atividades do projeto começam já na próxima segunda-feira (23), em Jacundá, e encerram na quinta-feira (26) com um show do cantor Charles do Arraia. Do dia 30 de setembro ao dia 03 de outubro, é a vez de Água Azul do Norte receber o projeto que apresenta o show de Khayo Lucio. Depois, a equipe do projeto desembarca em Parauapebas, de 07 a 10 de outubro, onde a programação terá apresentação de Vanessa Ayres. Já de 14 a 17/10, a parada é em Curionópolis, onde o cantor Tom Ferreira é uma atração. Em Redenção, o projeto permanece de 21 a 24 de outubro, Lucas Soutto é a atração do show de encerramento. E Marabá é o município onde o projeto conclui suas atividades, entre 04 e 11 de novembro, com show de Lynda Sousa.

SERVIÇO:
As oficinas criativas são gratuitas e têm vagas limitadas. Os interessados podem se inscrever clicando neste link.
Para informações, o Festival #Partiu disponibiliza o contato (94) 98135-1081.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
O Liberal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!