Outeiro: moradores alertam que estrutura da orla está deteriorada; a Agência Distrital isolou a área
A estrutura foi comprometida por falta de manutenção e um grupo de moradores afirma que a Agência Distrital foi avisada antes do início dos desmoronamentos
A orla da praia do Barro Branco, localizada no bairro Água Boa, no distrito de Outeiro, em Belém, está com a estrutura comprometida. A falta de manutenção, apontada por moradores da área, levou ao desmoronamento de algumas partes. O acesso a alguns trechos precisou ser interditado por conta dos incidentes. A área afetada é próxima à Escola Municipal Pedro Demo, o que faz aumentar a preocupação da população caso o processo de deterioração não seja impedido.
Elvis Amoras, um dos moradores da área, afirma o problema foi comunicado à Agência Distrital de Outeiro (Arout) ainda em março. Os desmoronamentos começaram há cerca de uma semana. "Parte das estruturas começou a cair no início de março. Um agente distrital até apareceu, mas só ficamos na promessa de que seria realizada manutenção, mas nenhuma providência foi tomada", contou.
VEJA MAIS:
Outro problema apontado por moradores do bairro é falta de iluminação pública na área. Os relatos apontam que faz cerca de um ano que a área não possui iluminação adequada e há trechos perigosos para tráfego, causando riscos de assaltos e acidentes de trânsito. "O local ficou muito perigoso para pedestres e banhistas. Agora, nesse período de feriado, aumentam os assaltos e já liguei várias vezes para o órgão público que faz a manutenção da iluminação pública de Belém e nada de aceitarem", disse Elvis.
A Arout comunicou, por meio de nota, que "...a escada que dá acesso à praia do Barro Branco já recebeu as equipes técnicas da Arout, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e, diante do que foi observado pelos profissionais, houve a solicitação, em caráter de urgência, de uma avaliação sobre o risco da estrutura. O local foi isolado para evitar possíveis acidentes. A partir da avaliação, a Prefeitura adotará as medidas necessárias".
A nota da Arout diz que "...em relação à iluminação pública, o órgão também informou que a Prefeitura de Belém disponibiliza um serviço que possibilita a solicitação dos serviços desejados. Para ter acesso ao serviço é preciso baixar no celular o App Belém Iluminação Pública ou procurar o Departamento de Desenvolvimento Social (DDS) na administração de Outeiro".
O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Victor Furtado, coordenador do Núcleo de Atualidades)