Ônibus no prego: barra de direção do Cidade Nova 8 quebra e assusta passageiros
De acordo com as denúncias, veículo já havia passado por problemas mecânicos nessa semana
Na última quinta-feira (9), por volta das 7h, o ônibus da linha Cidade Nova 8 quebrou próximo à Praça da Bíblia, no bairro do Coqueiro, em Ananindeua. Segundo informações repassadas pelos denunciantes, ao entrar na rotatória, o motorista percebeu que a barra de direção do veículo havia quebrado e, por isso, acabou cedendo, batendo na frente do transporte.
De acordo com Bruno Batista, leitor que utiliza o transporte diariamente, o ônibus arriou e a roda ficou presa na lateral do veículo. Nenhum usuário que estava dentro do transporte se feriu, porém, causou pânico e atrapalhou a viagem de quem precisava chegar cedo no trabalho.
VEJA MAIS
"Por um lado, ainda bem que isso ocorreu na rotatória, antes do ônibus entrar na BR-316. Se esse ônibus estivesse na rodovia ou na avenida Almirante Barroso em velocidade, e a direção quebrasse, o ônibus ficaria desgovernado e poderia ter acontecido uma fatalidade, pois o transporte poderia bater em vários carros, motos ou pessoas em paradas de ônibus ou na rua mesmo", disse Bruno.
Em um grupo em uma rede social, que serve para avisar a localização do ônibus, circulou a foto do mesmo carro no terminal. Segundo as denúncias, a parte da frente do veículo ainda está quebrada, somente a direção do ônibus teria sido reparada.
As denúncias alegam que o ônibus de numeração 90415 é o mesmo veículo que sofreu problemas mecânicos durante uma viagem que ocorreu nesta semana. Os usuários reclamam sobre a falta de suporte e revisão nos carros, e alegam que os ônibus são sucateados e que possuem peças inadequadas, correndo risco de dar prego novamente.
"Os ônibus estão sucateados. Quando chove, chove mais dentro do transporte do que fora. No domingo, só tem um ônibus circulando para a Presidente Vargas e a última viagem só acontece em torno das 15h. Quem está trabalhando e precisa voltar para casa no período noturno sofre com a falta de ônibus e precisa gastar dinheiro com carros por aplicativo", contou Bruno Batista.
Em nota enviada à reportagem, o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Belém (Setransbel) informou que "a empresa responsável está apurando o que de fato aconteceu para o incidente. Diariamente são mais de 1.000 ônibus que circulam no total cerca de 250.000 quilômetros, todos os dias. A alta exposição, infelizmente, acaba refletindo em algum incidente, que deve ser analisado no contexto desta alta exposição. Todos os dias os ônibus passam por manutenção preventiva e corretiva, entretanto a alta exposição pode, ocasionalmente, resultar em algum incidente. A renovação da frota também vem sendo prejudicada pela tarifa pública de R$4,00 que deveria ser complementada com subsídios e assim cumprir a tarifa técnica aprovada em R$5,00 pelo Conselho Municipal de Transporte. O equilíbrio econômico financeiro, também poderia permitir uma renovação da frota com maior frequência".
O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o WhatsApp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Camila Moreira, chefe de reportagem de O Liberal)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA