Moradores denunciam entulho e descarte irregular de lixo em rua de Icoaraci
Situação ocorre há dois meses e causa incômodo para quem vive na redondeza
A rua conhecida como Beco do Cristina, passagem que liga a Rua Moura Carvalho com a Castro Alves, localizadas no bairro da Campina, em Icoaraci, está repleta de entulho há dois meses, causando incômodo em quem vive nas redondezas.
Segundo denúncias enviadas à equipe do Eu Repórter por uma pessoa que optou por não se identificar, diversos resíduos e materiais são descartados na área, tanto por moradores quanto por trabalhadores autônomos que atuam como carroceiros. De acordo com as informações repassadas, eles trazem o lixo de outros locais para despejar no beco.
Ainda com base no relato, não há residências na passagem citada, porém o forte cheiro atinge as casas próximas, causando desconforto aos moradores por precisarem conviver com o odor de lixo que exala do entulho. O denunciante também conta que é comum encontrar ratos e cachorros no local, que rasgam as sacolas plásticas, aumentando a bagunça e sujeira da área.
VEJA MAIS
Solicitações já teriam sido realizadas junto aos órgãos competentes, que até realizam a coleta de lixo doméstico semanalmente, mas não fazem a retirada dos objetos maiores, como sofás, galhos secos de açaí e até restos de concreto, incentivando, mesmo que indiretamente, o descarte irregular no local, avaliam os moradores.
Agência Distrital de Icoaraci (Adic) informou, em nota, que a retirada do entulho no bairro da Campina foi programada para ser realizada no último sábado (18). O órgão explica que Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), disponibiliza o Zap-Entulho, serviço gratuito, que recolhe até um metro cúbico de resíduos por residência. O serviço pode ser solicitado, exclusivamente, por meio de mensagem no WhatsApp: 91 98499-0059.
"Vale ressalta que, de acordo com a Lei 9.605, Artigo 54, o descarte irregular e indiscriminado de entulhos é crime ambiental, com pena até cinco anos de reclusão para os responsáveis pelo ato. A Adic também solicita à população que contribua com a fiscalização. Ao observar o descarte irregular de entulho ou lixo domiciliar em local indevido, entrar em contato imediato através das redes sociais oficias da Prefeitura, Sesan ou Adic", comunicou.
O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
(Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Camila Moreira, chefe de reportagem de O Liberal)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA