Manutenção de meio-fio está incompleta no conjunto Panorama XXI
Moradores relatam que lama retirada das valas foi deixada no local há oito dias e não há previsão de limpeza
Moradores e comerciantes da quadra 25 do conjunto Panorama XXI, próximo da Rua Principal, no bairro do Mangueirão, em Belém, estão insatisfeitos com o serviço incompleto de raspagem dos meios-fios. De acordo com as denúncias anônimas, a sujeira retirada de valas foi deixada no local há oito dias e não há previsão de limpeza.
"Esses entulhos estão em trechos da via principal do conjunto. Eles não fizeram a coleta desses lixos e entulhos vão se formando no local. Já tem lixo orgânico trazendo insetos e baratas, ratos e outros tipos de animais", contou um morador que não quis ser identificado.
Segundo informações repassada para a reportagem, o serviço de raspagem das valas deveria ser realizado em toda a quadra 25, mas foi feito apenas na entrada dela, atrás da sede dos Sindicatos dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará (Sindtran/PA). Após o serviço, foi prometido que outras áreas do conjunto também receberiam a manutenção, mas apenas esse trecho recebeu a limpeza.
VEJA MAIS:
"Eles tiraram essas areias e outros tipos de sujo desses meios-fios, mas tudo está escorrendo novamente, pois não mandaram retirar esses entulhos do local. Isso torna o trabalho insuficiente, é dinheiro público jogado fora", pontuou o denunciante anônimo.
Nesta área, dizem os moradores, começou a acumular outros tipos de lixo, como materiais de construção, aparelhos eletrônicos, peças de automóveis, roupas e até imóveis. Por causa disso, esse entulho está sendo empurrado para dentro dos bueiros, causando entupimento e, consequentemente, alagamentos no local.
"Aqui tem sandálias, garrafas pet, colchões, partes de madeiras e restos de carros, tudo se acumulando. Porque não tem uma organização quando passa uma equipe fazendo a limpeza das vias, para terminar o serviço? Até o final da rua, os meios-fios estão cheios de mato, só fizeram a limpeza do trecho inicial e nem terminaram", disse o denunciante.
Por nota, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que irá verificar a situação relatada e tomará as medidas cabíveis, junto à empresa terceirizada, para regularizar o serviço o mais breve possível.
O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Camila Moreira, chefe de reportagem de O Liberal)