Estabelecimentos comerciais são denunciados por obstruir calçadas em Ananindeua

Situação estaria ocorrendo há meses. Em um dos pontos, um cômodo de alvenaria está sendo construído

Carolina Mota
fonte

Moradores da passagem Guajará VII, conhecida como Estrada Itabira, no bairro do Guajará, em Ananindeua, reclamam de um depósito de bebidas e uma oficina mecânica de carros e motos, que estariam obstruindo as calçadas e uma rua da área. Em um vídeo cedido à reportagem, é possível ver o trecho ocupado com grades de cervejas, carros estacionados nos acostamentos e até um compartimento de alvenaria sendo construído na área destinada ao tráfego de pedestres.

Uma denunciante, que opta por não se identificar, conta que a situação ocorre há meses, onde os proprietários dos estabelecimentos se sentem "donos", fazendo das calçadas parte do comércio deles. "É quase 24h que os materiais ficam lá, e ai de quem tente reclamar ou passar pela área. E ainda tem esse quarto que estão construindo, que eu acho que é para fazer um bar", diz.

Além disso, o tráfego de veículos também está sendo prejudicado, pois como a rua é estreita, os carros que chegam na oficina formam uma fileira, assim como os caminhões de abastecimento de bebidas – já que o depósito e a oficina ficam próximo um do outro – tornando o fluxo lento.

VEJA MAIS

image Árvore cortada obstrui passagem em calçada da avenida Barão do Triunfo, em Belém
Denúncias apontam que lixo também é jogado em cima do vegetal, o que contribui para a formação de entulho na área

image Galhos descartados após poda de árvore obstruem passagem de pedestres na Travessa Wandenkolk
Lixo vegetal foi deixado sobre calçada há pelo menos um mês, obrigando pedestres a andar na pista

Uma moradora do entorno, também em anonimato, conta que precisa passar pelo local para levar os filhos à escola. "A gente precisa andar quase no meio da rua. Imagine se um carro passa e atinge um dos meus filhos, que são crianças?", questiona.

Ela afirma que a prática dos comerciantes coloca em risco não apenas os filhos dela, como várias outras crianças que moram na área e precisam trafegar pelo local. "Muitas crianças brincam aqui. Como não tem calçada, elas ficam no meio da rua, o que é bastante perigoso", conta.

Em nota, a Secretaria de Transporte e Trânsito de Ananindeua informou que "incluirá os locais na rota de fiscalização e se constatar as irregularidades aplicará as punições previstas no Código Nacional de Trânsito".

O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

(Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Camila Moreira, chefe de reportagem de O Liberal)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eu Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTICIAS EUREPORTER