Escola no Pará é acusada de impedir entrada de alunos sem uniforme completo
Situação teria ocorrido na última segunda-feira (15). Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que não há imposição ou obrigatoriedade sobre o uso do tênis.
Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Felipe Patroni, localizada na travessa São José, no município do Acará, teriam sido impedidos de entrar na unidade por não estarem usando o uniforme completo, sobretudo em relação ao calçado, que deveria ser tênis preto. As denúncias, encaminhadas à equipe do Eu Repórter, alegam que a maioria dos estudantes são da zona rural e não têm condições de arcar com os custos da vestimenta.
Uma denunciante anônima informou que a direção escolar teria feito um comunicado na última reunião com pais e responsáveis sobre a nova norma. "Eles avisaram, mas não flexibilizaram a regra aos alunos de baixa renda. Os alunos foram constrangidos e passaram por uma situação humilhante", pontuou. O impedimento teria ocorrido na última segunda-feira (15).
VEJA MAIS
"Qual a lei que proíbe os alunos de entrarem na escola por causa do tênis? E as pessoas do interior, que precisam sair 11h, muitas vezes até sem almoçar, para simplesmente ficar do lado de fora até as 18h, que é o horário de vir embora?", reclamou uma servidora que não quis divulgar o nome.
Segundo informações, grande parte dos alunos que não entraram são da zona rural do Acará e ficam até 12h nas paradas para conseguir um transporte que as deixem em casa. "Todos estavam uniformizados, mas não entraram na escola por não estarem com sapato preto. Os alunos com deficiência tiveram que voltar para suas casas por não estarem de tênis", relatou a denunciante.
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) esclareceu que, conforme comunicado feito aos pais e responsáveis, não há imposição ou obrigatoriedade sobre o uso do tênis, mas, não informou se tomará alguma medida quanto ao caso relatado.
O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
(*Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Camila Moreira, chefe de reportagem de O Liberal)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA