Chuva causa medo em passageiros de embarcação durante viagem
Passageiros relataram problemas na estrutura do barco e falta de preparo da tripulação
Passageiros de uma embarcação viveram momentos de tensão durante uma viagem na tarde do último domingo (11). Segundo relatos, a forte chuva alagou o barco, deixando todos preocupados devido a falta de estrutura e preparo do transporte e tripulação.
A embarcação saiu de Belém e seguia sentido Abaetetuba, Barcarena, Moju e Igarapé-Miri, fazendo parada nos portos pelo caminho para a entrada de passageiros. Com base nos relatos, começou a chover por volta das 16h30 no perímetro entre a Baía do Guajará e o Rio Acará. Foi neste momento que os viajantes a bordo pediram para que um dos tripulantes abaixasse as lonas de proteção. No entanto, as lonas estavam furadas, permitindo a entrada da água da chuva, molhando todos os que estavam no barco.
A situação se agravou quando os passageiros perceberam que a água estava entrando no barco e decidiram pegar os salva-vidas, mas se depararam com o equipamento sem as amarras de proteção.
VEJA MAIS
Em vídeos cedidos à reportagem, é possível ver a parte interna do barco bastante molhada e com o piso alagado, além das lonas furadas. Passageiros aparecem sem os coletes de proteção e assustados com o forte vento que atingia a embarcação.
Um denunciante anônimo contou que a tripulação se "escondeu" e não deu qualquer posicionamento para os passageiros. "Ninguém falou nada, só um rapaz que abaixou a lona e depois sumiu", disse.
Ele também conta que várias crianças estavam a bordo com bastante medo e que uma idosa precisou ser socorrida pois estava passado mal por conta da situação.
Em nota, a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon) informou que fiscaliza a prestação do serviço do transporte intermunicipal rodoviário e hidroviário regulado junto ao órgão estadual.
Sobre as condições dos equipamentos de segurança das embarcações, cabe a Capitania dos Portos a fiscalização, visto que é o o órgão competente para autorização a navegação nos rios da Amazônia. A Arcon orienta aos usuários que formalizem as denúncias junto a Ouvidoria da ARCON-Pa para apuração. No caso da denúncia apresentada, a ARCON-Pa já comunicou a Capitania dos Portos para que sejam tomadas as devidas providências quanto aos equipamentos de segurança.
A redação integrada do Jornal O Liberal, por meio do Eu Repórter, solicitou nota para a empresa Jarumã Rodofluvial, responsável pela embarcação, e aguarda retorno.
O projeto Eu Repórter é uma iniciativa que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
(Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Mariana Azevedo)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA