Aulas em São João da Ponta são suspensas após alunos serem flagrados indo à escola em caçamba

Comunicado foi feito na terça-feira (18), após crianças serem transportadas em caçamba diante da falta de transporte escolar

Carolina Mota
fonte

As aulas na rede municipal de ensino de São João da Ponta estão suspensas após problemas com o transporte escolar de alunos, que já durariam cinco dias. O comunicado foi feito na noite de terça-feira (18), pela prefeitura da cidade, e postado na página oficial da gestão municipal em uma rede social. A medida foi tomada após estudantes serem flagrados sendo transportados na caçamba de caminhões.

O comunicado oficial diz que as aulas tiveram que ser suspensas, de 18 a 24 de abril, para que a gestão possa organizar a questão do transporte escolar. A representante da Secretaria de Educação, Thais Silva, informou que a empresa que fazia o transporte regular dos estudantes desfez o contrato com o município sem aviso prévio na última quinta-feira (13), o que fez com que a gestão não conseguisse um ônibus de imediato.

No texto divulgado, a Secretaria confirma as denúncias sobre a falta de coletivos e garante que as possíveis medidas para a normalização da situação já estão sendo tomadas. "As providências cabíveis para a normalização do transporte estão sendo adotadas. Asseguramos que o calendário anual será cumprido e as referidas aulas, repostas. Pedimos desculpas pelo transtorno e agradecemos a compreensão de todos", diz o texto.

VEJA MAIS

image São João da Ponta: sem ônibus escolar, alunos são transportados por caminhões caçambas, diz denúncia
Segundo informações repassadas para a reportagem, estudantes são da zona rural da cidade

image Alunos da comunidade Nova Canaã sofrem com transporte escolar, diz morador
Denúncias afirmam que os estudantes são deixados a 4km de onde moram, em Curuçá

Com relação ao transporte de alunos em caçambas, a Secretaria, por meio de nota, afirmou que o município não fez a locação de qualquer transporte alternativo e que tal situação pode ter ocorrido por iniciativa privada, como aluguel por parte de pais e responsáveis. Thais contou também que há a possibilidade de motoristas terem se solidarizado e dado carona aos alunos que estavam indo a pé a caminho da escola.

Em relato à equipe de reportagem, o pai de um aluno da única escola estadual do município, que optou por não se identificar, disse que não ficou convencido com a justificativa dada pela gestão e acredita que a caçamba foi contratada pela Secretaria. "Devem ter dito isso porque denunciamos, mas é provável que tenham sido eles, sim".

Ele contou que as aulas estavam ocorrendo normalmente e com ônibus regular até a última quinta-feira (13) e na sexta seguinte (14), as atividades foram interrompidas, retornando na segunda-feira (17). "Na terça, ocorreu de os alunos irem de caçamba e agora eles suspenderam novamente. A educação aqui está uma precariedade só", desabafa.

Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Camila Moreira, chefia de Reportagem

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eu Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTICIAS EUREPORTER