Alunos empurram ônibus no terminal da Perimetral; veículo era o último transporte do dia
Veículo apresentou falha mecânica, mas segundo a denúncia, o problema é recorrente
Na última quinta-feira (4), os alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) tiveram que empurrar um ônibus da linha Marituba - UFPA para seguir viagem. O caso aconteceu no Portão 3, na avenida Perimetral, no bairro da Terra Firme. Segundo informações repassadas, o veículo apresentou falha mecânica e era o último da linha que estava disponível para conduzir a população.
A situação ocorreu por volta das 21h, no horário de saída do ônibus. Os passageiros já estavam dentro do veículo quando o transporte começou a apresentar falhas. Thiago Abe, 20, um dos estudantes que precisou empurrar o veículo, conta que o motorista tentava dar a partirda no motor, mas o transporte não ligava e alguns alunos se juntaram para tentar empurrar, enquanto o motorista tentava ligar o transporte.
"Todos estavam dentro do ônibus quando as luzes começaram a piscar e depois desligaram. Os funcionários pediram para aqueles que estavam em pé, sair do veículo para ver se iria mudar algo, posteriormente pediram a mesma coisa para os que estavam sentados", detalhou Thiago.
VEJA MAIS:
Quem também estava presente e flagrou a situação foi o estudante Odilon Santos, 24, aluno de Ciências Econômicas na universidade. Segundo ele, na última sexta-feira (5), houve mais reclamações de que o mesmo veículo não estava funcionando.
Odilon conta que não é a primeira vez que problemas como esse ocorrem e que, para os alunos do período noturno, a situação dos veículos é precária e sempre precisam sair antes do final das aulas para conseguir pegar o último ônibus.
"Os ônibus da linha estão em estado de sucata e tem várias baratas no seu interior. É infeliz que esse veículo seja o único meio de transporte da universidade aos alunos que moram nos municípios de Marituba, Ananindeua e Benevides", contou Odilon.
Os estudantes denunciam que os veículos em circulação estão em baixa qualidade e que, às vezes, param durante o trajeto. "A viagem de ida é muito cansativa pelo fato de que o ônibus só passa a cada uma hora por vez. Os veículos estão sempre lotados na volta, e as aulas terminam às 21h50 e os ônibus saem às 21:20. Por vezes, alunos levam a falta na frequência por não assistirem a aula completa", comentou Odilon.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) comunicou, por nota, que a degradação do serviço de transporte coletivo tem origem no desequilíbrio financeiro do sistema, provocado pelo não cumprimento da tarifa técnica calculada em março de 2022 no valor de R$5,00 e homologada em R$4,00 sem o apoio de subsídios ou desonerações que pudessem suprir essa diferença de 25%.
"O fato apresentado demonstra a necessidade de cumprimento da tarifa técnica estabelecida pelo órgão gestor do transporte, quando considerou a necessidade da manutenção preventiva, bem como a renovação da frota. O terminal da UFPA conta com aproximadamente 1.000 viagens diariamente, ligando aos bairros de Belém e região metropolitana", disse a Setransbel.
A Setransbel acrescenta que o veículo, da linha Marituba-Ufpa, que apresentou a falha tem sua garagem há cerca de 300 metros do terminal, o que seria rapidamente atendido com o envio de um ônibus reserva.
O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Camila Moreira, chefe de reportagem de O Liberal)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA