5 dicas para cuidar bem da saúde do seu coração
Doenças cardiovasculares são líderes de mortalidade no Brasil
Quando se trata da saúde do coração, é importante sempre controlar os fatores de riscos e ter bons hábitos, como praticar atividade física, dormir bem e manter uma alimentação saudável.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e aproximadamente 400 mil morrem por ano devido essas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país.
De acordo com o cirurgião cardiovascular, Alberto Mauro Anijar, cooperado da Unimed Belém, hipertensão arterial, doença coronariana e infarto são os problemas cardiovasculares que mais afetam as pessoas.
VEJA MAIS
O médico ressalta que a partir dos 40 anos é necessário realizar anualmente consulta com um cardiologista. E caso seja portador de alguma doença cardíaca, é recomendado consultar o seu cardiologista a cada três meses.
“É Importante frisar a importância da hereditariedade como um fator de risco cardiovascular”, acrescenta Alberto Anijar.
Precisa de um cardiologista?
A seguir, confira dicas para cuidar bem do coração:
1. Tenha uma dieta equilibrada: evite alimentos industrializados e ricos em gorduras saturadas. Invista em alimentos com fibras, legumes e verduras, pois assim o seu organismo fica muito mais saudável;
2. Pratique atividade física regularmente: incluir atividades aeróbicas na rotina é uma das formas mais eficientes de cuidar do coração. Esse tipo de exercício ajuda a controlar a pressão arterial, o peso e os níveis de colesterol;
3. Controle o estresse: manter o controle nos momentos de tensão é muito importante para a saúde do coração. Além disso, ter horas de lazer para se distrair é fundamental para o bem-estar;
4. Durma bem: uma boa noite de sono auxilia no repouso do sistema cardiovascular, no qual tanto a frequência cardíaca quanto a pressão arterial são reduzidas, o que é muito importante para o coração;
5. Controle os fatores de risco: diabetes, hipertensão arterial e obesidade são doenças que precisam ser controladas para não afetarem o coração.
Exames
Ainda de acordo com o cirurgião, em caso de sintomas cardiológicos, como dor no peito, falta de ar e palpitação, é necessário realizar uma avaliação médica com o cardiologista.
Eletrocardiograma de repouso, teste ergométrico, ecodopplercardiograma e exames laboratoriais estão entre os principais procedimentos que detectam problemas cardiovasculares. Em Belém, o Hospital Unimed Prime realiza todos esses procedimentos com uma equipe médica altamente capacitada. No local, os beneficiários da operadora de saúde também podem receber atendimentos de urgência e emergência.
Além disso, o beneficiário pode agendar consultas pelo aplicativo Unimed Belém, pelo telefone 4009-5600 ou por meio do Portal do Beneficiário. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC): 4009-5000.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA